CATADORES

Catadores de material reciclável convocam protesto em Goiânia

Protesto está marcado para a próxima terça-feira (11)

Catadores de material reciclável vão realizar protesto em Goiânia (Foto: MP-GO)

Catadores de material reciclável de Goiânia planejam um protesto no setor Jardim Botânico. A manifestação vai acontecer na manhã da próxima terça-feira (11).O ato está sendo convocado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O motivo é a insatisfação da categoria com a diminuição do material reciclável do Programa de Coleta Seletiva da capital.

O protesto está marcado para às 10h de terça, na Cooperativa de catadores de materiais recicláveis Goiânia Viva. Além da reclamação pela redução de material reciclável da Coleta Seletiva, os catadores também pedem a inclusão de mais 10 caminhões na frota do programa.

De acordo com o MNCR, a diminuição de material reciclável diminuiu bastante, fazendo com que “centenas de famílias de catadores ficassem sem uma renda mínima para a garantia da sobrevivência“. O movimento alega ainda que a coleta feita pela frota da Comurg, que segunda a pasta conta com 16 caminhões, “não é suficiente para o sustento das 13 cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Goiânia”.

A reportagem do Mais Goiás entrou em contato com a Comurg sobre a questão, que informou não ter sido procurada pelos catadores ou pelo MNCR para debater suas demandas. O Mais Goiás também entrou em contato com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que também é responsável pelo Programa Coleta Seletiva, e aguarda um retorno.