Mortandade animal

Catalão registra mortes de peixes em represa supostamente poluída

Denúncia no MP alerta autoridades para o problema desde abril. Família visitante flagrou animais boiando na água e grande quantidade de lixo nas bordas do corpo d´água. Polícia irá apurar o caso

Uma represa situada no Setor Santa Cruz, região Leste de Catalão, chama atenção de visitantes não por sua beleza, mas pela poluição. A situação foi denunciada ao Ministério Público estadual em abril, mas até o momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município (Semac) não se manifestou formalmente sobre o caso.

Nesta terça-feira (31), uma família de Goiânia, que está na cidade para participar de um evento agropecuário, ficou revoltada ao perceber a quantidade peixes mortos que boiavam no lago. O primeiro a notar o descaso, na chamada Represa do Clube do Povo, foi Gilsimar Rosa Xavier, de 10 anos, que gravou um vídeo para alertar as pessoas.

Na gravação é possível ver alguns animais mortos. “Tinha mais de 20 peixes mortos, um deles, tucunaré, era bem grande. As bordas da represa estão cheias de lixo. Triste demais. O ser humano não tem cuidado com nada. Você não tem noção da quantidade de lixo que tinha nos cantos”, lamenta o garoto. Assista ao vídeo feito por ele:

O pai dele, o autônomo Washington Nunes, que frequentemente está em Catalão à trabalho, também revela indignação com o caso. “Essa é uma das principais represas da cidade. Infelizmente, trouxe meu filho para passear e nos deparamos com essa situação lamentavel. Ele ficou tão revoltado que começou a filmar sozinho”.

Segundo ele, a água está poluída. “Quando trabalhei aqui há uns sete anos, as pessoas se banhavam aqui. Hoje isso não acontece mais. Agora a gente nota os peixes com dificuldade para respirar, vindo à superfície. Estavam morrendo mesmo. Triste”, completa. Veja outro vídeo a seguir:

O delegado Vitor Oliveira Magalhães, também de Catalão, revelou que tomou conhecimento da situação por meio da ligação do Mais Goiás. “Não fomos informados oficialmente, mas agora iremos encaminhar equipes para apurar a situação no local e, se houver indício de crime, vamos instaurar inquérito”.

O titular da 3° Promotoria do MP em Catalão, Roni Alvacir Vargas, revelou que uma denúncia sobre o assunto foi registrada em 9 de abril deste ano e que o órgão solicitou respostas e avaliações à Semmac, pedidos que ainda não foram atendidos.

O Mais Goiás tentou contato com o titular da Semmac, mas foi informado de que o secretário Idelvone Mendes Ferreira deixou o cargo. Até o momento, nenhum outro nome foi indicado pelo Executivo Municipal. A redação aguarda manifestação da Secretaria de Comunicação.