Cemitérios de Goiânia e unidades da Semas passarão por limpeza periódica a partir deste mês
Contrato fechado com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) prevê início dos trabalhados para próxima semana
Os quatro cemitérios públicos da capital e as unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) passarão a receber manutenção e limpeza diariamente. Os serviços serão realizados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). O contrato, de R$ 9 milhões ao ano, já foi assinado e as atividades terão início na próxima semana.
De acordo com o titular da Semas, Robson Azevedo, a Comurg não possuía contrato homologado com a Prefeitura para realização de serviços de limpeza e manutenção nos cemitérios. Por isso, os cuidados nestes locais eram eventuais. “Queremos acabar com a história de abandono dos cemitérios goianienses”, diz.
O primeiro local a receber os serviços de limpeza e manutenção será o Cemitério Parque, por ter maior extensão. O próximo a receber as equipes da Comurg será o Santana, localizado no Setor dos Funcionários, tombado como Patrimônio Histórico do município desde o ano 2000.
“A prioridade serão os serviços de limpeza e, posteriormente, serão feitos os trabalhos de manutenção”, explica Robson. O contrato com a Companhia prevê, além da conservação, pequenos reparos como trocas de lâmpadas e reformas dos muros.
Dentre os trabalhadores da equipe responsável a desempenhar os trabalhos nos cemitérios, estão 30 reeducandos do Projeto Recuperando Pessoas e Parques. “A previsão é que mais 20 sejam destinados a esta área”, conta Azevedo.
*Larissa Lopes é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo