Centro de apoio começa a atender fiéis da Romaria de Muquém neste sábado
Espaço funcionará de 3 a 16 de agosto, no Km 30 da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé, em Niquelândia
Tradicional no município de Niquelândia, a Romaria do Muquém reúne milhares de pessoas todos os anos. Em 2024, o evento acontece de 5 a 15 de agosto, mas a partir deste sábado (3) já começa o atendimento no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR). Ao todo, 30 mil pessoas devem ser atendidas no local.
Os atendimentos ocorreram pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Goiás Social. Já a estrutura, montada pelo Governo de Goiás no km 30 da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé, em Niquelândia, funcionará até o dia 16 de agosto, acolhendo os fiéis que participam da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, na região Norte do estado.
Segundo o governo de Goiás, os fiéis que participam da Romaria de Muquém serão recebidos com lanches (pão com manteiga, leite com canela e água); banheiros com chuveiros e sanitários; espaço de saúde, com a presença de enfermeiros à disposição para curativos e primeiros-socorros; capela para orações; e área de convivência. Nesta última, terão mesas e cadeiras para descanso, além de wi-fi gratuito e área de acampamento.
No local também será possível acompanhar a transmissão, ao vivo, das missas. A estrutura funcionará 24 horas por dia, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Cerca de 80 pessoas, entre voluntários, colaboradores da OVG e da prefeitura de Niquelândia, vão atuar no CAR.
Sobre o evento
De acordo com o site da prefeitura de Niquelândia, a devoção à Nossa Senhora d’Abadia de Muquém começou com o cumprimento de uma promessa feita por um português que explorava ouro na região. “O homem mandou trazer uma imagem da santa de Portugal e, com a chegada dela, fiéis começaram a fazer orações. A devoção se espalhou até se tornar uma das maiores romarias de Goiás.”
São 274 anos de tradição, conforme o município. A prefeitura explica que, durante o período, o Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém hospeda milhares de pessoas em sua área ambiental reservada para acampamentos.