Goiânia teve maior temperatura para novembro desde que ocorre a medição: 39,3ºC
A segunda mais alta para o mês, na capital, foi em 2019, com registro de 37,8ºC
O centro de Goiânia registrou máxima de 39,3ºC na terça-feira (14). Trata-se da maior tempetura para novembro, desde que começaram as medições, em 1961. A segunda mais alta para o mês, na capital, foi em 2019, com 37,8ºC.
A informação foi confirmada pelo gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim. “Foi a temperatura mais alta desde que fazem as medições, em Goiânia. Então, temos a comparação para o mês de novembro, nos últimos 62 anos.”
Segundo ele, fora do centro e da influência da ilha de calor, as temperaturas foram mais baixas, apesar de ainda elevadas. Na região do autódromo, por exemplo, foram 36,9ºC.
Na quinta, está previsto predomínio de sol com temperatura máxima podendo chegar aos 37ºC e umidade relativa do ar variando entre 15% a 70%, na capital. Diante da previsão, o Cimehgo publicou aviso de risco potencial à saúde da população em decorrência da onda de calor. O alerta é também para a baixa umidade relativa do ar em todas regiões.
A onda de calor, que continua em Goiás até sexta-feira, ain prevê temperaturas que podem chegar a 41ºC na Região Oeste do Estado, nesta quinta. No Sul e Norte, a máxima pode chegar a 40ºC.
Além disso, os termômetros podem marcar 39ºC no Sudoeste goiano e 38ºC no Centro. Há possibilidade de pancadas de chuva nessas localidades. Já na região Leste de Goiás, a máxima chega a 37ºC, mas sem a possibilidade de precipitação.