Diversidade

Cerca de 100 mil pessoas são aguardadas até as 22h na Parada LGBTI de Goiânia

Neste ano, movimento homenageia o STF e comemora os 50 anos da Revolta de Stone Wall Inn, que marcos o dia do orgulho LGBTI

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas na 24º Parada do orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI) de Goiânia. O evento teve concentração por volta do meio-dia, deste domingo (8), na Praça Cívica, no Centro de Goiânia. A expectativa é que a festa se encerre por volta das 22 horas. O trajeto do grupo passa pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins.

Neste ano, a Parada irá comemorar os 50 anos da Revolta de Stone Wall Inn. De acordo com a presidenta da Associação da Parada de Goiânia (APOLGBTGYN), Isabel Cristine, em 28 de junho de 1969, um grupo não aceitou mais a extorsão e agressão feita pela polícia num bar da comunidade gay e foram às ruas. Esta revolta, até nos dias atuais, visa a busca por direitos e igualdades na sociedade.

“Reivindicamos também mais democracia e mais direitos no Brasil. Queremos conselhos contra a discriminação no Município, Estado e na União. Somos 250 mil LGBTIQ na cidade, cerca de 15% da população, pagamos impostos, queremos emprego, carteira assinada, saúde, educação, assistência social, moradia e direito de viver sem nenhuma violência, especialmente a policial”, afirma.

A parada também homenageia o Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente enquadrou o crime de Homofobia no crime de racismo. Também serão homenageados a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) pela proteção dada à comunidade, a ex-vereadora Marina Sant Anna, pela primeira audiência pública contra Homofobia e Transfobia e o fundador da primeira parada, Onaldo Pereira.

Representantes da DPE, do Ministério Público (MP-GO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Corregedoria da Polícia Militar, Universidades e Organizações Não-Governamentais (ONGs) estão prestando assistência no local. Serão feitos 200 testes do HIV e distribuídos 40 mil preservativos.