Chapada dos Veadeiros em chamas: incêndio já consumiu 10 mil hectares
Até a divulgação do último boletim, às 19 horas de sábado, 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros já haviam sido queimados
Um incêndio de grandes proporções consome, neste momento, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás. Até a divulgação do último boletim, às 19 horas de sábado, 10 mil hectares já haviam sido queimados.
O incêndio começou na última quinta-feira, 05 de setembro. Desde então, atuam no combate ao fogo 20 brigadistas do ICMBio, 20 brigadistas do Ibama, dois da rede Contrafogo e cinco do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás.
Está prevista a chegada de duas aeronaves neste domingo (8) para apoiar o combate.
“Ainda não temos informações sobre quem ou como o incêndio teve início. Nossos brigadistas estão trabalhando incansavelmente para extinguir esse incêndio”, diz nota publicada pelo ICMBio, responsável pelo parque.
A linha de fogo está em uma área entre o Paralelo 14 e a cachoeira Simão Correia.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registou 26 focos diferentes de incêndio na Chapada desde sexta-feira (6).
LEIA TAMBÉM: Chapada dos Veadeiros entra na lista de 10 destinos turísticos mais procurados
Histórico
Nos últimos cinco anos, tem sido frequentes os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma das unidades de conservação federais mais importantes do Brasil. As ocorrências se concentram principalmente entre os meses de maio e setembro.
Um dos incêndios de maior proporção no parque aconteceu em 2021, quando foram destruídos 25 mil hectares de vegetação nativa. O combate ao fogo demandou a participação de centenas de brigadistas, voluntários e bombeiros na época.