Chuva aparece depois de quatro meses e complica o trânsito em Goiânia
Acidentes, atrasos nas linhas de ônibus, semáforos inoperantes e pista escorregadia marcaram o primeiro dia de chuva
Depois de quatro meses de estiagem, a chuva dá as caras na Capital nesta quarta-feira (27) e causa acidentes com veículos e problemas no trânsito. Até a tarde de hoje, o Corpo de Bombeiros atendeu um total de 19 ocorrência em Goiânia, e 13 delas foram acidentes de trânsito envolvendo veículos diversos.
Por volta da 13h30 um caminhão tombou na Avenida Independência, próximo a um supermercado atacadista, no Setor Central. O acidente, que foi causado pela pista escorregadia, deixou o trânsito lento na região.
Já na Avenida Feud José Sebba, no Jardim Goiás, outro acidente causado pela chuva e que complicou o trânsito foi uma colisão entre um carro e uma moto por volta das 10h20. Usuários do transporte coletivo que pegam a linha 018 enfrentaram atrasos por causa da ocorrência.
O tráfego de veículos também ficou comprometido por volta das 10h, na Avenida C-233, no Jardim América devido à pista molhada. De acordo com informações da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), as linhas de ônibus 011, 017 e 019, que passam pelo local tiveram atrasos.
Segundo a RMTC, os ônibus das linhas 283, 113, 146, 150, 157, 158, 310, 599 também se atrasaram por causa da lentidão do trânsito logo no começo da manhã na Avenida E, no Jardim Goiás, e na GO-070, na Chácara Recreio São Joaquim. A Avenida Mutirão, no Setor Marista, também está com tráfego comprometido no período da tarde.
Congestionamentos também foram registrados durante toda a manhã no trecho entre a Avenida Carrinho Cunha e o cruzamento com a Avenida Perimetral Norte; na Avenida Cerrado com a Rua Cruz Alta, no Jardim Novo Mundo; na Avenida 85 com a Avenida Mutirão; na Avenida Castelo Branco, na Esplanada dos Anicuns e na Avenida Olinda, no Bairro Água Branca.
Semáforos
Além da lentidão no trânsito, da pista escorregadia e dos acidentes, a chuva também complicou o funcionamento de diversos semáforos pela capital. Nas regiões em que isso aconteceu, o trânsito ficou vagaroso.
De acordo com a RMTC, o cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Anhanguera, no Setor Central, os semáforos estão inoperantes no sentido Rodoviária, desde a manhã desta quarta-feira. Na região, só funcionam os sinaleiros no cruzamento com a Rua 55.
A Avenida C-4 com a Rua 205, no Setor Sudoeste, também apresentou sinaleiros inoperantes durante a tarde. Outra região com o mesmo problema é o cruzamento da Avenida Independência com a 5° Avenida, no Setor Leste Vila Nova.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), agentes de trânsito foram acionados para os locais e estão fazendo o controle do trânsito. Ainda segundo o órgão, alguns semáforos foram afetados por quedas de energia e a Celg já foi acionada.
Todos os semáforos inoperantes citados acima continuavam sem funcionar até o momento de publicação dessa matéria.
* Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo