CLIMA

Chuva de 120 milímetros em Goiânia deixa estragos e causa transtornos nas últimas 24 horas

A tendência é que as chuvas irregulares continuem na capital e também no estado como um todo com risco potencial de tempestades

O volume de chuvas que caiu na últimas 24 horas chegou a 121,6 milímetros (mm) em Goiânia. Os dados são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) referentes à Região Leste da capital, no Jardim Olinda. A tendência é que as chuvas irregulares continuem.

A quantidade de precipitação, concentrada sobretudo no fim da tarde, noite de domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27), causou transtornos em diversos pontos da Região Metropolitana, como alagamentos, estragos em telhados e quedas de árvores.

Também na Região Leste, as proximidades do Autódromo Internacional de Goiânia registrou 69,2 mm de chuva nas últimas 24 horas.

O terceiro ponto onde houve maior registro de chuva em Goiânia foi no Jardim Curitiba, com 61,6 mm, seguido da Região Noroeste, no Perim, com 59,8mm. Veja abaixo a lista completa.

O telhado de uma academia foi arrancado pela ventania e fortes chuvas, na Rua 261, no Setor Universitário, em Goiânia. Na região, choveu 50 mm.

As rajadas de vento atingiram em torno de 55 quilômetros por hora (km/h), o que explica parte dos estragos como levantamento de telhas, queda de fios e árvores.

Precipitação data 27/11/2023 levantamento das últimas 24 horas:

  • Goiânia Região Leste (Autódromo) 69,2mm
  • Goiânia Região Leste (Jardim Olinda) 121,6mm
  • Goiânia Região Norte (Santa Genoveva)53,0mm
  • Goiânia Região Norte (Balneário Meia Ponte) 35,2mm
  • Goiânia Região Noroeste (Perim) 59,8mm
  • Goiânia Região Noroeste (Jardim Curitiba) 61,6mm
  • Goiânia Região (Leste Universitário) 50,0mm

Previsão

A tendência é que a chuva em Goiânia continue e também no estado como um todo. O Cimehgo emitiu um alerta para esta segunda-feira com aviso de risco potencial para a formação de tempestades com chuvas localmente fortes, rajadas de vento e raios.

Em todas as regiões de Goiás, a tendência é que a combinação calor e umidade vá favorecer a formação de pancadas de chuva, o que deve se seguir durante a semana.