Chuva de meteoros pode ser vista em Goiás nesta madrugada
Fenômeno não é considerado raro e, somente em julho, poderá ser visto três vezes em todo o hemisfério Sul
Um chuva de meteoros poderá ser vista de Goiás neste final de semana. Luciene da Silva, que é mestra e doutora em Astronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), explica que o fenômeno não é considerado raro e, somente neste mês de julho, poderá ser visto três vezes em todo o hemisfério Sul.
De acordo com a especialista, na madrugada desta sexta-feira (29) será possível ver um pico da chuva, conhecido como “Piscis Autrinídeos”. Já na madrugada de sábado (30), ocorrerá o “Delta Aquariids do Sul”. Ambas recebem esses nomes pois acontecem na região das constelações de Peixes e de Aquário.
“Essas duas chuvas de meteoro são fracas e difíceis de ver. Em lugares muito iluminados como Goiânia e outras cidades é praticamente impossível de se ver devido à poluição luminosa. Mas vale dizer que a chuva de meteoros costuma durar várias horas. A dessa madrugada começará às 23h e vai acontecer até cerca de 4h da manhã”, avisa Luciene.
A doutora afirma que para assistir à chuva de meteoros não é necessário usar instrumentos, como telescópios. “Quem estiver em algum lugar mais escuro, sem tantas luzes, basta se acomodar em algum lugar, relaxar deitado mesmo e observar os rastros luminosos”, orienta.
A previsão do tempo indica tempo estável e sem prognóstico de chuva, o que é bastante positivo para a observação do céu, conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CimehGO).
O que é uma chuva de meteoros?
De acordo com a especialista, uma chuva de meteoros acontece quando a Terra, enquanto percorre sua órbita ao redor do Sol, atravessa uma espécie de trilha de detritos, como um resíduos de cometas. Essa poeira ou pedaços de rochas que estão à deriva, atravessam a atmosfera do nosso planeta, se aquecem devido à onda de choque causada pela entrada na Terra, provocando um rastro luminoso.
Segundo Luciene, os tais rastros luminosos são as famosas estrelas cadentes. Durante a chuva de meteoros a incidência desses objetos luminosos é grande e, em alguns casos, há algumas dezenas de eventos por hora. “Vale até fazer pedido, mas esses pedidos estarão sendo feitos para pequenos pedaços de rochas e podem não se realizar”, brinca a especialista.