Tempo

Chuva do final de semana causa estragos em Anápolis

A cidade registrou 82 milímetros de precipitação no sábado (4) e 37mm no domingo (5), o que contribuiu para a ocorrência de alagamentos

Chuva causa estragos em Anápolis (Foto: Reprodução)

Os anapolinos também sentiram a chuva que caiu em Goiás no último final de semana. Pelo menos três bairros da cidade a tiveram estragos causados pelas águas. Em Anápolis, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) registrou 82 milímetros (mm) de precipitação no sábado (4) e 37mm no domingo (5). 

De acordo com a Secretaria de Obras do município, o Residencial Morumbi, Vale das Laranjeiras e o Parque das Primaveras foram os bairros mais atingidos. Não houve registro de feridos ou desabrigados. No Morumbi, a força das águas derrubou o muro de uma residência na Rua 12. Uma ponte que atravessa o Córrego Extrema, na Vila Jaiara, ficou avariada. No Vale da Primavera houve também estragos pontuais.

O diretor de obras e serviços , Albenzio Antônio Vento, afirma que as avarias ocorreram principalmente em bairros mais antigos da cidade, normalmente sem galerias pluviais. No entanto, diz que a prefeitura realiza estudos para corrigir os problemas de escoamento. “Já havíamos começado os serviços há dois meses, entretanto, em alguns lugares, como o próprio Morumbi, é difícil uma intervenção mais pontual”, diz.

Ele afirma que em bairros sem cobertura asfáltica, como o Vale das Antas, Pirineus e o Jardim Esperança, a Prefeitura realizou cascalhamento e compressão das vias. “Isso evitou que esses locais tivessem problemas. Mas outros pontos mais críticos, que precisam de galeria pluvial temos que esperar passar o período chuvoso”, garante.

A prefeitura de Anápolis disponibilizou alojamentos no Ginásio Internacional Newton de Faria para as pessoas e famílias que estiverem precisando. Em caso de alertas sobre possíveis estragos causados pela chuva, a população deve entrar em contato pelo WhatsApp 9-9634-4600. 

Previsão

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Secretaria de Meio Ambiente da Semad, André Amorim, explica que as chuvas estavam irregulares, com volume menor do que o esperado. No entanto, a partir das últimas semanas as precipitações voltaram a cair de forma mais regular.

André afirma ainda que há a formação de um corredor de umidade em todo o Centro-Norte do Estado de Goiás, o que pode contribuir para novas precipitações nos próximos dias. Assim, a população deve ficar alerta. “As tempestades, típicas, desta época do ano, devem continuar”, diz.