Temporal

Chuva forte alaga estrada e inunda casa na zona rural de Abadiânia

Chuva teve início às 15h, mas só terminou às 18h; proprietária teve mais de 300 ramas de mandioca destruídas, além da morte de algumas aves e a estrutura de uma represa que ameaça ceder

Mãe e dois filhos tentaram empurrar a água da chuva com a ajuda de rodos (Foto: Reprodução)

Uma forte chuva caiu, no último final de semana sobre o município de Abadiânia, localizado na região Leste de Goiás. Durante o temporal, a água da chuva alagou uma estrada e inundou uma casa da zona rural da cidade e provocou vários prejuízos à propriedade. Em entrevista ao Mais Goiás, a funcionária pública Daniela de Paula Vieira conta que viveu momentos de pânico ao ver a própria residência ser tomada pela enxurrada, registrada no sábado (7). Ninguém ficou ferido.

“Foi horrível, uma situação muito estranha. Já moro aqui na chácara há um ano e é a primeira vez que isso acontece. A gente vê pelo jornal as enchentes que acontecem em São Paulo e fica achando que é só por lá que isso acontece. Eu fiquei sem saber o que fazer, sem saber como agir. Ficamos com muito medo”, lembra.

Segundo Daniela, a chuva teve início às 15h, mas só terminou às 18h. Ela e os dois filhos estavam dentro da residência quando a água alagou a propriedade. Para tentar salvar os pertences, a funcionária pública e os filhos tiveram de erguer móveis e objetos, livrando-os da água enlameada. “A gente começou a empurrar a água para fora da casa com a ajuda de rodos, mas a chuva não parava e a água continuava a entrar. Era chuva que não parava”, declara. (Veja o vídeo abaixo)

Ao Mais Goiás, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que não é possível verificar qual foi o volume de chuva que atingiu a região, uma vez que não há estação meteorológica no município em questão. Entretanto, Amorim salienta que, nestes últimos dias, têm ocorrido muitos casos de chuva forte, porém isolados, em todas as regiões do estado. 

“Geralmente são chuvas intensas, mas rápidas. No domingo [8], por exemplo, às 17h nós registramos 45mm de chuva em Novo Gama. Mas em municípios vizinhos pode não ter chovido. Como são chuvas que podem ocorrer a qualquer momento, é importante que a população esteja sempre em alerta e busque abrigo”, explica.

Daniela conta, ainda, que a chuva deu prejuízos à chácara, como a morte de algumas aves, a destruição de cerca de 300 ramas de mandioca e deterioração do barranco de uma represa da propriedade, que ameaça ceder. Ninguém se feriu. O Mais Goiás contatou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também não conseguiu informar a quantidade de chuva recebida pela região por não ter estação meteorológica no município. 

Veja abaixo mais um vídeo do momento em que a família tentava retirar a água da chuva.

*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira