CHUVA

Chuvas que castigaram a Chapada dos Veadeiros continuam a cair nos próximos dias

Gerente da Cimehgo conta que apesar da perda de intensidade do corredor de umidade as chuvas na região da Chapada dos Veadeiros continuam

Chuva (Foto: Pixabay)

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê mais chuvas para a região da Chapada dos Veadeiros durante toda a semana. No sábado (25), um trecho da GO-118, que corta municípios da região, precisou ser interditado por riscos de desabamento causado por uma erosão decorrente de chuvas nos últimos dias.

Em uma semana média de chuvas foi de 150 a 200 mm

O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que  a combinação entre calor e umidade favorece a instabilidade do clima, o que pode resultar em pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de rajadas de vento e raios. André conta que em uma semana, a média foi de 150 a 200mm de chuvas. Para ser considerado chuvas fortes a média é de 25,1 a 50mm.

“Durante a semana passada tivemos o  avanço do sistema de baixa de pressão, esse sistema organiza as nuvens de chuva e  desse sistema, evoluiu para o corredor de umidade que parte da região norte e passa pela região Centro-Norte de Goiás. Passa pelo Tocantins, pela parte sul da Bahia e pega o norte de Minas. Esse corredor de umidade, organiza as nuvens de chuvas. Tivemos chuvas volumosas na região desde semana passada, por exemplo, em uma semana, praticamente, tivemos em média 150 a 200 mm de chuvas concentradas e muito intensas em algumas localidades. E isso trouxe bastante estragos”, explica André Amorim.

Corredor de umidade perde intensidade, mas chuvas continuam

O gerente conta que o corredor de umidade perdeu a intensidade. Porém, as chuvas na região continuam. “Esse corredor de umidade está perdendo a intensidade, mesmo assim permanece chuvas ali na região. Especificamente na região norte e nordeste do Estado de Goiás. Por enquanto, as chuvas estão ali com mais volume. Mas o sistema tem inicio, meio e fim e já está perdendo a intensidade. Porém, a combinação calor e umidade ainda favorecem para as chuvas da região”.

As chuvas já causaram estragos na região da Chapada dos Veadeiros. Um deles é o deslizamento  do aterro provocado por um erosão  na GO- 118, entre Teresina de Goiás e Alto Paraíso. Parte da pista precisou ser interditada e apenas veículos pequenos em caráter emergencial estão autorizados a trafegar. Segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) o local está sinalizado e o Comando de Policiamento Rodoviário (CPR) está presente para orientar os motoristas, que devem buscar caminhos alternativos.

Leia outras notícias no Mais Goiás

Funerária carrega caixão em ponte interditada entre Formoso e Santa Teresa de Goiás

Acidente na BR-153: polícia investiga carga horária de trabalho do motorista do ônibus

Demissões e prejuízo: cratera na GO-118 impacta Cavalcante e Teresina de Goiás

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt