Ciclistas reivindicam melhores condições em ciclovia entre Trindade e Abadia
No ato, que ocorreu na manhã deste domingo (4), os manifestantes pediram mais sinalização e recapeamento da malha asfáltica da via
Cerca de 70 ciclistas pedalaram em protesto contra as más condições da ciclovia na GO-469, que liga os municípios de Trindade e Abadia de Goiás, na região Metropolitana de Goiânia. No ato, que ocorreu na manhã deste domingo (4), os manifestantes pediram mais sinalização e recapeamento da malha asfáltica da via.
Os ciclistas saíram do ponto de encontro, na rotatória do antigo clube Raio de Sol, em Trindade, por volta das 8h e pedalaram até Abadia. Na ocasião, um ofício de autoria do presidente da Câmara Municipal de Trindade, vereador Jeann Carlos (PRTB), foi assinado pelos participantes. A previsão é de que o documento seja encaminhado, ainda nesta semana, à Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra).
O problema na via, conforme explicou um dos organizadores do protesto, Thaygo Luiz, de 22 anos, é antigo. As reclamações datam de três a quatro anos atrás. As melhorias reivindicadas nunca foram atendidas. Falta de sinalização, buracos e erosões têm causado inúmeros acidentes de diversas pessoas que fazem o trajeto como modalidade esportiva, atividade física ou como destino para o trabalho.
“A situação está precária e já causou muitos acidentes. No último mês, um dos ciclistas caiu em um buraco e bateu o rosto no chão. Ele precisou fazer reconstrução na bochecha. Ele não foi a única vítima. Temos diversos relatos de pessoas que já se acidentaram no local”, afirma.
Segundo Thaygo, a ciclovia, que é utilizada por crianças, adolescentes e adultos, não pode ficar nestas condições. “Está muito perigoso. Tem gente que faz esse trajeto à noite e é ainda pior. A via está com muitos buracos ao longo do caminho. Pedimos há anos a reconstrução da ciclovia, mas até hoje não tivemos reposta. Se for preciso vamos nos mobilizar novamente para cobrar melhorias”, disse.
Além de sinalizações horizontais e verticais, os manifestantes requerem placas indicativas sobre a presença de ciclistas na pista, com placas e faixas refletivas. O recapeamento da malha asfáltica da via, iluminação das ciclovias para garantir mais segurança no trecho e a roçagem dos pastos em volta da via também são reivindicações dos participantes do protesto.