Cidade de Goiás: incêndio na Serra Dourada é combatido por mais de 50 bombeiros

Fogo começou no domingo e atinge área de difícil acesso

Imagem mostra um bombeiro à noite dentro de uma mata, próximo a uma linha de fogo, apagando incêndio
Bombeiros combatem incêndio na Serra Dourada (Foto: Divulgação/CBMGO)

Mais de 50 bombeiros tentam apagar um incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Estadual da Serra Dourada, na cidade de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no último domingo (29) e rapidamente se alastraram pela vegetação da serra, um dos principais pontos turísticos da antiga capital do estado.

Conforme expõe a Tenente Vanessa Furquim, especialista em combate a incêndio em vegetação, diversas linhas de fogo avançam por várias regiões da Serra Dourada, no Morro das Lages e no Morro da Índia. Bombeiros estão tentando controlar as chamas, mas o local é difícil com morros, serras, grotas e paredões que dificultam muito o deslocamento das equipes.

Um vídeo gravado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (3/10) mostra equipes em uma região próxima da sede de uma fazenda. O esforço é para evitar que o fogo chegue ao local.

“A situação é critica, estamos com vários fogos de incêndio por volta da serra e nossa equipe permanece firme, tentando debelar as chamas”, afirma a militar. Segundo ela, ainda não é possível mensurar a área atingida pelo fogo.

Combate ao incêndio na Serra Dourada envolve diversos atores

Hoje, equipes compostas por militares dos quartéis da região, força-tarefa da capital e os componentes do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF) compõem o combate. Brigadistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad), fazendeiros e voluntários também reforçam a iniciativa.