Cidade de Goiás recebe prêmio da Unesco por rede de apoio a mulheres
O Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) da cidade de Goiás venceu por unanimidade…
O Centro Especializado de Atendimento a Mulher (Ceam) da cidade de Goiás venceu por unanimidade o ‘Prêmio Construa Igualdade 2020’, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O Ceam executa políticas de proteção às mulheres vítimas de violência. Presta atendimento social, psicológico e jurídico a vítimas de violência doméstica. Acolhe, orienta e encaminha à Rede de Atenção.
Neste ano, o prêmio teve número elevado de inscrições, que superou os anos anteriores. Participaram mais de 40 cidades de toda América Latina. O prêmio tem como objetivo reconhecer políticas públicas locais de países latino americanos e o Caribe (ALC) que promovem transformações sociais em prol da inclusão e da não discriminação.
Casos de violência
Segundo o último levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública de Goiás, foram registrados 30 vítimas por feminicídio em 2020 no estado, nenhum deles na Cidade de Goiás. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, o último registro que se tem no município é de fevereiro de 2018.
Contudo, os baixos índices do estado goiano não são um reflexo nacional. O Brasil é o quinto país do mundo no ranking da violência contra a mulher, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH).