Cidade de Goiás volta a ser capital do estado nesta segunda (24)
A transferência simbólica das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a antiga capital do território goiano acontece na manhã de hoje
A cidade de Goiás volta a ser a capital do estado nesta segunda-feira (24) como parte das comemorações do aniversário do município, que completa 296 anos na terça (25). Na manhã de hoje, acontece a transferência simbólica das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a antiga capital do território goiano.
A tradição teve início na gestão do governador Mauro Borges e ocorreu continuamente até 1978, quando o também governador Ary Valadão revogou a iniciativa.
Depois disso, a festividade só voltou a ser realizada em 1984, após edição de uma nova legislação, sancionada pelo então governador por Íris Rezende. Desde então, as únicas interrupções ocorreram em razão da Covid-19, em 2020 e 2021.
A cidade de Goiás foi fundada em 1727 e inicialmente foi chamada de Vila Boa, que tornou-se sede administrativa da Capitania de Goiás.
Feriado no funcionalismo público estadual
Autarquias e fundações públicas estaduais têm alteração no funcionamento nesta segunda-feira (24), em razão do adiantamento da celebração da fundação da cidade de Goiás.
Assim, não há expediente nas repartições ou serviços do estado, exceto nas unidades que desenvolvam atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço.
Confira aqui o que abre e o que fecha nos órgãos públicos estaduais.