RECORDE DE CALOR

Cidade goiana registra a temperatura mais alta do Brasil nesta segunda

Cidades do Tocantins e do Maranhão também aparecem na lista

A semana começou quente no estado de Goiás, mas na cidade de São Miguel do Araguaia, o calor bateu recorde. O município, localizado no Norte goiano, registrou a temperatura mais alta do Brasil, com 41 °C segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cidades do Tocantins e do Maranhão também aparecem na lista. Todas elas com temperaturas acima de 40 °C.

São Miguel do Araguaia registrou a temperatura mais alta do Brasil; veja o ranking:

1. São Miguel do Araguaia (GO) – 41 °C
2. Alto Parnaíba (MA) – 40,7°C
3. Formoso do Araguaia (TO) – 40,6°C
4. Araguaçu (TO) – 40,4°C
5. Lagoa da Confusão (TO) – 40,3°C
6. Santana do Araguaia (PA) – 40,3°C

Essa classificação, segundo o Inmet, é realizada conforme as temperaturas registradas até às 16h. Não há previsão de chuvas para a cidade de São Miguel do Araguaia nos próximos dias.

Chuvas em Goiás

Ainda na segunda-feira (16/9), houve uma pequena chuva registrada em Cachoeira Alta. Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, isso acontece, pois, existe uma massa de ar quente e seco muito forte no estado.

“Ela barra a entrada da frente fria que já está se deslocando no oceano e lança umidade sobre o estado de Goiás. Com isso, existe uma pequena possibilidade de chuvas na região Sudoeste. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas nas outras regiões, com níveis baixos de umidade relativa do ar”.

Goiás registra onda de calor extremo

André ainda faz um alerta para o restante da semana. “A situação, durante a semana, necessita de muito cuidado. Ainda podemos ter algumas pancadas de chuvas em regiões isoladas do estado, mas, na maioria dos casos, as temperaturas continuam elevadas, chegando na casa dos 40 °C na região Oeste, por exemplo. Todo cuidado nessa semana é importante de Goiás