TOQUE DE RECOLHER

Cidades do Entorno do DF adotam toque de recolher para conter colapso na Saúde

Comércio considerado não essencial e venda de bebidas alcoólicas em espaços públicos também sofrem restrições. Veja as cidades que aderiram á norma

Entorno do DF adota toque de recolher para conter colapso na Saúde (Marcos Souza/Secretaria de Estado da Saúde)

A partir desta segunda-feira (1°), haverá toque de recolher no Entorno do Distrito Federal. A medida, a qual terá início após às 20 horas, também prevê o fechamento dos comércios não essenciais e a venda de bebidas alcoólicas entre às 20h e 5h. Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas aderiram à norma. A determinação valerá por 14 dias, mas a situação será reavaliada após uma semana.

A decisão foi tomada após prefeitos da região dialogarem e chegarem à conclusão de que essa era a melhor solução para evitar o aumento dos casos da Covid-19 e a alta ocupação dos leitos de UTIs, que chegou a 100% no Hospital de Campanha de Luziânia no último mês.

Os gestores municipais estavam discutindo medidas para evitar o colapso na saúde desde a semana passada, quando o secretário de estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, alertou sobre a situação de calamidade no mapa da pandemia feito pela pasta. Isso fez com que os líderes de Executivos das mencionadas cidades formassem um comitê intermunicipal para tratar de temas relacionados ao enfrentamento da pandemia.

DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também buscou diálogo com os prefeitos do Entorno para que providências fossem tomadas. O pedido foi de que medidas semelhantes às adotadas em Brasília fossem acatadas nas cidades vizinhas.

Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do DF (DODF), no dia 28 de fevereiro, o funcionamento do comércio não essencial ficara suspenso até 15 de março.