Cinco pacientes da Vila São Cottolengo têm diagnóstico de H1N1 confirmado
Atualizada às 10h36 Três dos quatro internos da Vila São Cottolengo que estão internados no…
Atualizada às 10h36
Três dos quatro internos da Vila São Cottolengo que estão internados no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) tiveram o diagnóstico confirmado com Influenza A (H1N1). Segundo a assessoria da entidade, o quadro do saúde dos internos é grave, porém regular. Eles estão isolados em uma área do hospital.
No própria entidade, ainda segundo a assessoria, dois internos também tiveram o resultado positivo da doença em seus exames. Eles estão isolados em uma área da Vila e já foram medicados. Eles estão com o estado de saúde estável e continuam em observação. Outra interna continua internada no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e aguarda o resultado do exame.
Até no momento, oito internos morreram, mas apenas uma morte foi confirmada por complicações da H1N1. As demais foram em decorrência de outras comorbidades, quatro por sintomas de pneumonia, duas por complicação intestinal e uma está passando por análise no Serviço de Verificação de Óbito, mas deu resultado negativo para H1N1, segundo a assessoria.
O resultado positivo da doença pegou a todos da entidade de surpresa. De acordo com a assessoria, o local faz parte do grupo de prioridade para a vacinação, devido a vulnerabilidade da saúde dos pacientes. Ela alega, ainda, que a Vila é o lugar que recebe o primeiro lote de qualquer vacina quando chega em Goiás e que possui todos os laudos e documentos comprovando a regularização.
Para prevenir novos casos da doença na Vila, a higienização do lugar foi intensificada. O local conta com 321 internos e são realizados 2,4 mil atendimentos diários no hospital. Durante a coletiva realizada no último sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou que solicitará a antecipação da campanha de vacinação em 10 dias no município de Trindade e também alertou que a população de Trindade não precisa temer o vírus, que está em ambiente controlado.