Cinquenta detentos de Padre Bernardo podem diminuir pena com leitura
A partir de agora os reeducandos da Unidade Prisional de Padre Bernardo, a 230 km…
A partir de agora os reeducandos da Unidade Prisional de Padre Bernardo, a 230 km de Goiânia, poderão ter diminuir pena a partir da leitura. A iniciativa faz parte de parceria entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Prefeitura de Padre Bernardo e beneficia 50 detentos.
A remição de pena é o direito que o apenado tem de abreviar sua sentença através de trabalho, estudo ou leitura. Para isso, o reeducando tem que, além de ler o livro, apresentar uma resenha dentro de 22 a 30 dias. Para cada livro lido são quatro dias a menos na prisão. Mas há um limite de 12 obras por ano, ou 48 dias a menos por ano.
Em Padre Bernardo existe uma biblioteca, construída com auxílio do Poder Judiciário, com doações da sociedade. A educadora Miriam Alves Sousa, da rede de ensino do município, irá auxiliar os detentos, corrigindo os resumos e nas provas orais.
O projeto ainda tem uma comissão avaliadora, presidida pelo diretor Carlos Holanda Pereira, e composta por servidores da unidade e do município. Há possibilidade de expansão do programa para mais detentos.