EMOÇÃO

Ex-gêmeas siamesas Heloá e Valentina vão à escola pela 1ª vez após cirurgia de separação

Em janeiro do ano passado, gêmeas siamesas passaram por cirurgia de separação em Goiânia

Gêmeas vão à escola após cirurgia de separação, em Morrinhos (Foto: Arquivo Pessoal/Waldirene Prado)

As gêmeas Heloá e Valentina Prado, de 4 anos, foram à escola pela primeira vez após a cirurgia de separação, nesta quinta-feira (1°). As meninas, que nasceram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso, ganharam uma bolsa de estudo em Morrinhos, na região sul de Goiás.

Segundo a mãe das meninas, Waldirene Prado, as filhas não choraram quando chegaram na escola. A mulher disse que a família se emocionou ao saber que as gêmeas se divertiram na unidade de ensino. Waldirene contou que a própria diretora da escola ofereceu os estudos gratuitos às irmãs.

“Foi uma emoção que arrepio e o coração bate forte, Deus é maravilhoso, a gente tem que ter fé, que nada é por acaso, vem de Deus”, agradeceu Waldirene.

Cirurgia de separação

Em janeiro do ano passado, as irmãs passaram por uma cirurgia de separação em Goiânia. Na época, as gêmeas ficaram internadas por mais de 50 dias. A força e a recuperação das meninas impressionou a equipe do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). O tratamento reuniu, aproximadamente, 200 profissionais.

As meninas receberam alta no dia 3 março, depois de ficarem internadas por mais de 50 dias após a cirurgia. O tratamento das gêmeas siamesas foi gratuito por fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a diretora do Hecad, a cirurgia só pôde ser realizada devido a boa infraestrutura do hospital.

Zacharias Calil, médico responsável pelo tratamento das irmãs, apontou o caso como uma realização profissional e ressaltou que as meninas foram acompanhadas por médicos de diversas especialidades. O Hecad homenageou os profissionais que participaram da cirurgia das gêmeas, nesta segunda-feira (22).