Citiybus 2.0 entra em fase de testes nesta segunda-feira (11) ; saiba como usá-lo
Nova forma de transporte será utilizada via aplicativo de celular, semelhante a apps de transporte individual
A população de Goiânia irá contar com uma nova forma de transporte a partir desta segunda-feira (11). Trata-se do Citybus 2.0, um serviço complementar de transporte coletivo por aplicativo de celular. O novo meio de transporte passará uma fase de testes de seis meses e contará com uma frota de 14 miniônibus.
No Citybus 2.0, o usuário baixa o aplicativo no celular, escolhe seu destino, confirma a viagem e é direcionado para o ponto virtual, onde deve pegar o miniônibus. De acordo com a empresa HP Transportes, o serviço é “confortável, rápido, seguro e tem como base o descolamento em pequenas distâncias”.
Semelhante aos aplicativos de transporte individuais, como o Uber e o 99, o valor da passagem é de R$ 2,50 variável pela distância percorrida. Ou seja, no momento em que o usuário solicita a viagem, o app fará o cálculo total do deslocamento e informará o valor. A empresa afirma que, em viagens de até 5 km, o preço pode ser 30% mais barato do que os aplicativos individuais.
Os miniônibus terão 14 lugares com bancos de couro, ar condicionado, cinto de segurança e porta automática com sistema antiesmagamento. Durante o período de testes, os ônibus não serão acessíveis a pessoas com deficiências, mas a empresa afirmou que “pessoas com pequenas limitações, que consigam subir um pequeno degrau, podem fazer uso do serviço”.
Inicialmente, o serviço estará disponível apenas pelo centro expandido da capital, composto por 11 bairros: Setores Central, Sul, Oeste, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Nova Suíça, Jardim Goiás, Universitário e Aeroporto.
Como usar?
O primeiro passo para utilizar o Citybus 2.0 é baixar o app. Ele está disponível desde domingo (10) para IOS e Android em suas respectivas lojas. Depois será necessário fazer um cadastro, aceitar os termos de uso, e selecionar a forma de pagamento, conforme imagens abaixo:
Atenção!
O Citybus 2.0 aceita como forma de pagamento apenas cartão crédito e dinheiro. Cartões de débito e o cartão fácil não são aceitos.
Fazendo a viagem
Para fazer a viagem, primeiro é preciso definir o número de passageiros (o Citybus permite fazer viagens em grupo) e o local de embarque e desembarque. Quando tudo isso estiver definido, o app irá indicar o local do ponto virtual e o valor da viagem: