Classes de trabalhadores da saúde receberão vacinas diferentes em Goiânia
Profissionais que atuam em hospitais de internação de pacientes com Covid serão vacinados com a Coronavac, enquanto trabalhadores da atenção primária ficarão com a Oxford/AstraZeneca
A aplicação de vacinas contra a Covid-19 será dividida por classe de trabalhadores da saúde em Goiânia. Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (26), a diretora de Vigilância Epidemiológica da capital, Grécia Pessoni, disse que a Coronavac será utilizada para imunizar profissionais que atuam na urgência e emergência de hospitais de internação de pacientes contaminados pelo coronavírus. Já a vacina Oxford/AstraZeneca será utilizada em profissionais que atuam na atenção primária ou básica em saúde.
Pessoni explica que a decisão de dividir as vacinas por classe de trabalhadores tem o objetivo de evitar misturas e erro de imunização. Segundo ela, os profissionais de unidades de urgência e emergência ficarão com a Coronavac porque a imunização já havia sido iniciada neste grupo com a única vacina entregue a Goiás até então.
“Iniciamos a vacinação de profissionais de unidades de urgência e emergência com a Coronavac, pois era a vacina disponível no momento. Por este motivo, a AstraZeneca está sendo destinada a trabalhadores da atenção básica, como médicos, enfermeiros, agentes de endemia, agentes comunitários de saúde e outros”, afirmou.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, a divisão é necessária, já que o esquema de vacinação das duas é diferente. Enquanto a Coronavac, que possui 50,38% de eficácia, tem intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, a AstraZeneca (70,42%) necessita de intervalo de 3 meses.
Ao todo, as duas vacinas devem imunizar cerca de 69 mil trabalhadores da saúde. Nesta semana, 5 mil profissionais da rede básica de saúde vão ser vacinados com a AstraZeneca. A aplicação será feita in loco nas unidades de saúde da família e centros de saúde.
“Estamos fazendo o registro de quem está sendo vacinado. Para evitar erros e imunização de pessoas que não são do grupo prioritário, as equipes estão se deslocando para as unidades e só receberá a vacina quem trabalha nos locais visitados”, explicou.
* Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal www.EMAISGOIAS.com.br pelo WhatsApp (62) 98272-3896 ou entre em contato pelo (62) 3259-6500