CONHECIMENTO

Mulheres transformam clube de leitura em rede de apoio e espaço para debate sobre gênero

Servidoras da publicas discutem livro que retrata herança escravocrata e promovem leitura em todas as idades

O livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, foi o centro das discussões do Áurea Clube de Leitura, grupo criado por servidoras públicas goianas para promover discussões e incentivar mulheres de todas as idades a lerem. A obra, que retrata as raízes da herança escravocrata no Brasil, despertou reflexões sobre tradição, modernidade e identidade.

“É um livro que todos deveriam ler. Me conecta com meus antepassados, me lembra as histórias que meu avô me conta sobre a vida de antigamente. É um livro que mostra a força que um povo pode ter”, afirma Ana Carolina Silva, uma das fundadoras do clube.

Thais Borini, que também participa do grupo, acrescenta: “A narrativa contempla personagens femininas potentes, trazendo discussões muito profundas para nosso grupo. O aspecto tradicional da história é manifestado pela vida simples dos personagens e sua ligação com a terra, que é mais do que um elemento de trabalho, e sim um elemento de pertencimento e identidade”.

Clube da leitura voltado para mulheres

Criado em 8 de março deste ano, o Áurea Clube de Leitura reúne servidoras de todas as idades e áreas da administração estadual e oferece um ambiente seguro para debates, além de ser uma espécie de rede de apoio.

A seleção dos livros é feita por sorteio entre sugestões das participantes, assim há uma diversidade de gêneros e temas. Cada coordenadora do mês prepara perguntas e dinâmicas para mediar as discussões.

As fundadoras destacam que o clube mudou sua forma de ler e interpretar livros. “A discussão é enriquecedora, abrindo minha mente para novas interpretações. A leitura é uma ferramenta poderosa, agregando conhecimento, senso crítico e habilidades de comunicação”, afirma Thais.

Para Aline Lima, “a leitura nos liberta, traz conhecimento e autonhecimento.” Ana Carolina acrescenta: “Leitura é entretenimento, aprendizado e distração da correria do dia a dia.”