Alívio

CMTC retoma planilha normal de funcionamento, mesmo durante as férias de julho

Após recomendação do Ministério Público, vai haver também fiscalização especial nas linhas 003, 014 e 020

Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) decidiu, nesta quarta-feira (4), retomar a planilha normal de funcionamento do transporte coletivo, mesmo com as férias de julho. Além disso, a diretoria técnica do órgão determinou fiscalização especial nas linhas de ônibus 003 (T. Maranata/Av. Itália/Rodoviária), 014 (Pq. Atheneu/Campinas) e 020 (T. Garavelo/T. Bíblia- Via T. Isidória) até que o funcionamento seja regularizado.

O Ministério Público de Goiás (MPGO) por meio da promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, determinou que as empresas que prestam serviços de transporte coletivo na Região Metropolitana mantenham viagens suficientes na planilha de férias. Além disso, o MP recomendou que a companhia ordene que as empresas não reduzem as quantidades de viagens entre linhas que operem terminais ou que transporte grande quantidade de passageiros.

Após a recomendação, um documento foi enviado ao MP, assinado pelo presidente da CMTC Fernando Olinto Meirelles e pelo diretor técnico do órgão, Walter Pereira da Silva. Como consta nos documentos, ainda nesta quarta-feira as linhas devem voltar a operar normalmente.

Segundo o MPGO, desde o último dia 25, as empresas introduziram a planilha de férias e, por isso, reduziram a circulação da linha 020 (T. Garavelo/T. Bíblia- Via T. Isidória) em 8,09%. A linha 014 (Pq. Atheneu/Campinas), segunda mais utilizada em horário de pico, sofreu redução de 22,33%.

Já na linha 003 (T. Maranata/Av. Itália/Rodoviária) 9,33% dos ônibus foram retirados. A promotora justificou que há mais 100 outras linhas, as quais não fazem parte de trajetos específicos para escolas, tiveram redução de viagens. Com isso, os usuários esperam até o dobro do tempo nos pontos de ônibus para realizarem os seus trajetos.