DESLOCAMENTO

CMTC sugere suspensão do transporte coletivo na Grande Goiânia

Órgão diz que ainda é grande a circulação de pessoas do grupo de risco

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) sugere a suspensão do atendimento em Goiânia e nas 18 cidades integradas. Para a CMTC, esta é a única forma de fazer o usuário permanecer em casa.

O órgão informou que tem monitorado a demanda de passageiros no transporte e que há registros de queda. Porém, destacou que desde que foram publicados os decretos do governo estadual e do município de Goiânia – os quais suspenderam aulas na rede pública e o funcionamento do comércio – há registros frequentes de uso do transporte por pessoas que estão no grupo de risco.

A CMTC informou que as gratuidades (idoso, estudante e portador de deficiência) permanecem sendo validadas no sistema, ou seja, beneficiados continuam usando os ônibus mesmo com recomendações de atenção e cuidado vindas da área de saúde pública. Vale destacar que o governo já havia suspendido o Passe Livre Estudantil.

Para a companhia, a suspensão completa das é a única forma de fazer o usuário permanecer em casa. A companhia já tinha informado sobre a redução de 14% da frota nesses primeiros dias de quarentena.

A quantidade de idosos, estudantes e portadores de deficiência que ainda circula nos ônibus é alta. O percentual dessa parcela usuária caiu apenas 64%. Os dados foram levantados pela CMTC entre os dias 12 e 19 deste mês, após anúncio de medidas mais rígidas em combate ao coronavírus.

Fonte: CMTC