Ciência

Coleta de DNA em Goiás vai reforçar busca de familiares por pessoas desaparecidas

Campanha coleta materiais biológicos para montagem de perfis genéticos que podem facilitar identificação desse público

Foto: Freepik/Reprodução

Com o objetivo de acelerar e ampliar a busca por pessoas desaparecidas no Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza a Campanha Nacional de Coleta de DNA. A ação, que conta com o apoio do Ministério Público de Goiás (MP-GO), visa coletar material biológico para checagem no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

Entre os dias 14 e 18 de junho, todos os Estados, de forma integrada com a Polícia Federal, vão oferecer diversos locais onde os familiares de pessoas desaparecidas poderão doar material genético ou entregar algum item de uso pessoal do desaparecido. Em Goiás, haverá local de coleta em 22 municípios – a lista completa pode ser conferida no site no MP-GO.

De acordo com o material da campanha, o exame de DNA “é um instrumento moderno e efetivo, capaz de dar uma resposta para esse drama tão terrível vivido por tantas famílias”.

Importante destacar que o material colhido em casos de pessoas desaparecidas só pode ser usado para este fim “e não será utilizado para nenhuma outra ação”. “Sua função exclusiva é a identificação e localização de pessoas desaparecidas ou não identificadas”, explica o material.