Coletor de lixo é flagrado dando socos em cavalo, em Valparaíso de Goiás
Prefeitura disse que adotou medidas administrativas e os relatórios devem ser encaminhados à Polícia Civil
Por Leonardo Calazenço, do Mais Goiás
Um coletor de lixo foi filmado por câmeras de segurança dando socos em um cavalo e derrubando o animal no chão. O caso aconteceu no último sábado (17), em Valparaíso de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal.
Câmera de segurança mostra o animal próximo a uma lixeira no momento em que um caminhão da coleta de lixo passa pela rua. Ao se aproximar do cavalo, o coletor desce do caminhão, dá socos e derruba o equino.
Em nota, a prefeitura disse que adotou medidas administrativas e espera que até terça-feira (20) os relatórios sejam encaminhados à Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO). A gestão municipal declarou, ainda, que a agressão é injustificável e reiterou que o cavalo caiu dessa forma por se encontrar extremamente debilitado.
Ainda de acordo com a prefeitura o dono do cavalo foi localizado, mas rejeitou ajuda de veterinários. “O tutor afirmou que já fez de tudo para melhorar a saúde do animal, que piorou após ter ingerido plástico e ficado muito debilitado.”
Nota prefeitura de Valparaíso de Goiás:
“O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás informa que o caso está sendo devidamente apurado. Os envolvidos já foram identificados, restando a qualificação do dono do cavalo agredido.
No mais tardar, até a próxima terça-feira (20/02), esperamos que as medidas administrativas estejam encerradas e os devidos relatórios encaminhados à Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), que sempre tem trabalhado em parceria e dado todo o apoio necessário ao Poder Executivo.
Ressaltamos que a ação do prestador de serviço é injustificável. Porém, não foi a causadora das lesões no cavalo, que caiu dessa forma por se encontrar extremamente debilitado. Entendemos que a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana e a Prefeitura Municipal não aprova maus-tratos a qualquer espécie.
Não podemos esquecer que a liberdade, a integridade física e, sobretudo, a vida estão entre os direitos dos animais, assim como ocorre com os humanos. É importante informar que foi levado um Munck até o local e chegando o cavalo não foi encontrado para ser levado à Zoonoses.
Já sabemos que o dono retirou o animal do lugar. Após busca por informações, o gerente e o supervisor da Quebec conseguiram o número de telefone do dono do cavalo. Contudo, o mesmo não informou endereço e não aceitou ajuda de veterinários dispostos a tratar do equino.
O tutor afirmou que já fez de tudo para melhorar a saúde do animal, que piorou após ter ingerido plástico e ficado muito debilitado. Ele afirmou que após isso o cavalo fugiu e negou-se a informar onde o mesmo está.“