EDUCAÇÃO

Com 11 mil vagas disponíveis, rede municipal de Aparecida de Goiânia ainda tem 6 mil em déficit

Município iniciou as matrículas da educação infantil e pré-escolar. Déficit pode ser suprido a partir de convênios

Com 11 mil vagas disponíveis, rede municipal de Aparecida de Goiânia ainda tem 6 mil em déficit (Foto: Rodrigo Estrela - Divulgação)

As matrículas da rede municipal de Educação de Aparecida de Goiânia estão abertas a partir desta segunda-feira (6). A prefeitura disponibilizou 11 mil vagas nos ensinos Infantil (3,2 mil) e Fundamental (7,7 mil). Mas a própria prefeitura admite que a demanda é maior do que a oferta. O excedente que não vai encontrar vaga na rede municipal é de aproximadamente 6 mil crianças.

O plano é suprir a demanda por meio de parcerias com entidades filantrópicas. Assim, a Secretaria Municipal de Educação faz um chamamento público até o dia 22 de dezembro para encontrar instituições aptas a oferecer 3 mil vagas para o Ensino Infantil. A prefeitura entende que consegue criar as 3 mil restantes.

O número real de crianças ainda depende da demanda por matrículas, já que alguns pais podem optar por não mandar os filhos por não terem encontrado vagas em determinado Cmei, seja pela localidade, seja, por exemplo, por preferir um de tempo integral.

Essa falta de vagas é um fenômeno específico da Educação Infantil, já que, por lei, as crianças a partir dos 6 anos são obrigadas a serem matriculadas para o Ensino Fundamental. Enquanto abaixo desta faixa etária podem, por exemplo, ficar com babás, parentes ou cuidadores.

Atualmente, a pasta conta com 32 CMEIs com atendimento, do agrupamento 1 ao 5, de 4.953 alunos. Escolas, dos agrupamentos 1 ao 5, atendem 3.012 crianças, enquanto instituições conveniadas atendem 1.434, também dos agrupamentos 1 ao 5.

Pandemia diminui acesso a escola

Pais deixaram de matricular 2.235 crianças no Ensino Infantil da rede municipal de Educação em Aparecida durante a pandemia. Dados da Secretaria Municipal de Educação revelam que em 2020, havia 11.658 alunos de 0 a 5 anos matriculados na rede pública infantil. Este ano, o número caiu para 9.423 crianças.

O que é necessário para realização da matrícula?

Para realização da matrícula, é necessário que os responsáveis da criança estejam munidos do endereço completo com o CEP do imóvel e, caso a criança possua, Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Também é necessário informar o nome da mãe da criança, e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, o número do cartão do benefício.

Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição podem levar os documentos nas secretarias das escolas, no horário de funcionamento, entre 8h às 11h30 e 13h às 17h.