Educação

Com 20 CMEIs ainda em licitação, mais de 9 mil crianças aguardam vagas em Goiânia

Prefeitura diz que retomou 12 obras que estavam paralisadas e existem outros 20 novos CMEIs em processo de licitação

Por Leonardo Calazenço, do Mais Goiás

O déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia chega a 9,5 mil crianças que ainda não estão matriculadas em 2024, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME).

De acordo com a pasta, a prefeitura retomou 12 obras que estavam paralisadas e existem outros 20 novos CMEIs em processo de licitação. Além disso, apenas duas unidades devem ser entregues ainda neste semestre, sendo eles os CMEIs Barra Vento e Sta Helena.

Ao Mais Goiás, a Secretaria de Educação disse que as unidades vão gerar cerca de 380 novas vagas em tempo integral. Quanto as demais, segundo a pasta, estão em fase de contratação para posterior emissão da ordem de serviço.

Com uma média de 40 reclamações por dia de pais e responsáveis que não conseguem matricular os filhos, a SME disse que foi ampliada a oferta de vagas nesse ano letivo. Em 2024, de acordo com a pasta, foram oferecidas 39.159 vagas na Educação Infantil, sendo 17.144 para novatos. E sobre a fila de espera, a SME disse que o número é flutuante pois, a cada dia, de acordo com as decisões da própria família em confirmar a vaga solicitada, a contagem é alterada.

Mutirão da DPE-GO

Com a alta demanda de procura por vagas, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) promove, a partir desta sexta-feira (16), o mutirão que busca reduzir à fila de espera por vagas em creches de Goiânia.

De acordo com o órgão, a expectativa é atender cerca de 3 mil famílias que não conseguem matricular os filhos, até o próximo domingo (18).

Em nota, a DPE-GO disse que quem for até o mutirão vai receber todo auxílio que visa solucionar o problema de forma extrajudicial.

O atendimento no local é feito por ordem de chegada a partir das 8h da manhã, na unidade do Setor Marista, em Goiânia. O atendimento da Defensoria Pública é voltado para pessoas com renda de até três salários mínimos ou renda familiar de um salário mínimo e meio por pessoa.

Documentos necessários

Identidade e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do responsável;
Comprovante de endereço atualizado (últimos dois meses);
Comprovante de renda: último contracheque e carteira de trabalho.
Certidão de Nascimento da criança;
Nome completo e endereço da instituição (CMEI ou escola) onde pretende a matrícula;
Protocolo de inscrição feito pela internet (Portal E-matrícula);
Relatório do Conselho Tutelar (se possuir);
Cartão de vacina da criança.