COVID-19

Com aumento diário de 27% no número de casos, Jaraguá vive um novo surto de Covid-19

O aumento nos casos tem deixado os comerciantes preocupados

O atendimento das pessoas com sintomas do vírus será direcionado para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. (Foto: Jucimar de Sousa)

O Boletim Epidemiológico de Jaraguá das últimas 24 horas, registrou 282 novos casos de Covid-19, e com o aumento diário de cerca 27,3%, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que a partir dessa terça-feira (14) o atendimento das pessoas com sintomas do vírus será direcionado para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

De acordo com a Prefeitura, o surto de Covid-19 é resultado do cenário nacional da quarta onda do vírus, onde diversos municípios apresentam aumento de casos. Porém, Jaraguá é considerado um dos maiores polos de confecções do Centro-Oeste e a situação tem deixado os comerciantes preocupados.

Nas redes sociais da Prefeitura, seguidores reclamam da flexibilização do uso de máscaras e cobram o retorno da obrigatoriedade de medidas protetivas. “A cidade perdeu o controle sanitário. Quais as medidas serão adotadas para reduzir esses números?”, questiona um comerciante de moda jeans.

Sobre o retorno de decretos obrigatórios das medias de enfretamento ao vírus, a assessoria da Prefeitura afirmou que não será preciso, pois não há internações nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas enfermarias das unidades de saúde do Município.

Porém, a pasta divulgou uma nota técnica recomendando que a população retorne com as medidas de proteção, mesmo com a flexibilização dos protocolos sanitários.

Sobre as unidades exclusivas para o atendimento à Covid-19, as UBS do Setor Primavera, Boungainville, Dr. Tubertino e Dhema da Mata vão atender exclusivamente pessoas infectadas. De acordo com a secretaria, o Município tem realizado cerca de 500 testes diários para detectar os infectados na cidade.

Atualmente 1.217 pessoas estão infectadas e mais de 82 mil doses já foram aplicadas em Jaraguá.