Aedes Aegypti

Com chegada das chuvas, prefeitura amplia combate à dengue em Goiânia

No estado, 53.343 casos de dengue foram confirmados em 2020 até agora

A Prefeitura de Goiânia informou, neste terça-feira (27), que, devido à chegada do período chuvoso, intensificou o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, na capital. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Goiânia teve, até agora, 15.326 casos notificados de dengue e 3 óbitos pela doença.

Ao Mais Goiás, a SMS informou que o combate ao mosquito da dengue não parou em Goiânia, mas que, com a chegada da pandemia, “foram adotados os protocolos de segurança e os agentes passaram atuar na parte externa dos imóveis e trabalhar a parte educativa da população”.

Agora, conforme a secretaria, com a chegada do período chuvoso, esse mesmo trabalho e o bloqueio de casos foram intensificados.

O bloqueio que recebeu o reforço segue o seguinte esquema: quando há um caso confirmado de dengue, os agentes usam o fumacê (veículo utilitário sobre o qual há um pulverizador de substância contra o mosquito da dengue) costal e fazem a borrifação de produto que mata o mosquito nos 100 metros quadrados da quadra onde a pessoa mora, que, segundo a SMS, é o perímetro que um mosquito pode voar.

Conforme o painel Dengue, da Secretaria de Saúde de Goiás, ao longo de 2020 o estado teve 81.182 casos notificados e 53.343 confirmados de dengue.