Inspeção

Com cordas e buraco camuflado, presos tem fuga frustrada em Valparaíso

Agentes descobriram saída “maquiada” em uma cela com 11 presos durante uma revista estrutural. Panos atados uns aos outros seriam utilizados para escalar muros da unidade

Na manhã de sexta-feira (31), durante uma revista estrutural, agentes prisionais evitaram uma fuga da Unidade Prisional de Valparaíso, região do Entorno do Distrito Federal. Enquanto detentos estavam no banho de sol, carcereiros encontraram um buraco “maquiado” na parede de uma cela da Ala C, onde viviam 11 presos.

A abertura era tapada por um bloco de alvenaria e camuflada com auxílio de papel higiênico e páginas de revista e até de bíblia. Assista ao vídeo:

Segundo o diretor cadeia, Eduardo Pegoraro, uma possibilidade de fuga era monitorada pelo setor de inteligência da unidade. Para evitar que presos escapassem, revistas estruturais foram reforçadas, de modo que foi possível detectar o “buraco pronto e bem escondido”.

De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), os reparos foram realizados e foi determinada abertura de procedimentos administrativos para apuração dos fatos.

Além da “saída”, agentes encontraram cordas artesanais do lado de fora das celas, as quais auxiliariam a escalada dos muros externos da prisão. Veja:

(Foto: Divulgação DGAP)