INDIANA

Com dois casos, Goiás é um dos estados com registro da variante Delta do coronavírus

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, os dois pacientes já se encontraram recuperados

Foto; Pixabay

O Ministério da Saúde (MS) informou que, pelo menos, 110 casos da variante Delta do coronavírus, inicialmente detectada na Índia, foram encontrados em sete estados do Brasil após sequenciamento genético. Em Goiás, são dois até o momento, sendo ambos em Goiânia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), os dois pacientes já estão recuperados.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde (MS) sobre vigilância genômica do novo coronavírus, dos casos registrados cinco evoluíram para o estágio mais grave da Covid-19. Os casos da variante Delta foram registrados nos seguintes estados:

  • 83 – Rio de Janeiro
  • 13 – Paraná
  • 6 – Maranhão (navio que ficou parado na costa do estado)
  • 1 – Minas Gerais
  • 2 – Goiás
  • 3 – São Paulo
  • 2 – Pernambuco

Vale ressaltar, no final da tarde da última segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul também confirmou os dois primeiros casos da Delta no estado.

Casos em Goiânia

Procurada pelo Mais Goiás, a SES-GO informou que os dois pacientes com a variante Delta descobertos no estado até agora são de Goiânia. Trata-se de um casal em que o homem voltou contaminado de uma viagem a Moçambique e transmitiu o vírus para a esposa. Porém, segundo a pasta, ambos já se recuperaram.

A pasta destacou também que, no momento, não há casos suspeitos dessa cepa. Veja a nota:

“Foram detectados dois casos da variante Delta no Estado. Não há casos suspeitos no momento e o Estado de Goiás não registra transmissão comunitária desse tipo de variante. O primeiro caso identificado tem histórico de viagem internacional e o segundo caso é de contato com a primeira pessoa infectada.  Ambos evoluíram para cura”.