Goiás recebeu mais de 2,4 milhões vacinas contra a Covid19; 1,6 mi foram aplicadas
Estado recebeu 131.850 na madrugada desta sexta (14) e receberá outras 34 mil nesta manhã, segundo Secretaria de Saúde
Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19 em janeiro, Goiás recebeu 2.401.120 de doses. Número já inclui as 131.850 novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira (14) – das quais 69.600 são da CoronaVac e 62.250, da AstraZeneca. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que 1.663.243 doses foram aplicadas até a última quinta-feira (13), 557.580 para a segunda dose. Nesta manhã o estado recebe outras 34 mil unidades da CoronaVac, passando a registrar 2.435.120 doses já recebidas.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a carga de 131 mil imunobiológicos deve ser utilizada, em sua integralidade, para aplicação da segunda dose. As vacinas da AstraZeneca serão reservadas para aplicação do reforço em pessoas imunizadas.
Quanto às novas 34 mil, do Butantan, devem ser usadas para possível ajuste do esquema vacinal de pessoas que ainda não receberam a segunda dose em alguns municípios.
Exceção
Além disso, naquelas localidades em que a situação da CoronaVac para reforço está regular, será permitido utilizar os imunobiológicos para avanço na campanha de vacinação.
Comorbidades
Atualmente, o Estado segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) e vacina pessoas com comorbidade ou com deficiência que estejam inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Municípios como Aparecida de Goiânia e Anápolis já avançaram para vacinação da faixa acima dos 18 anos para esses grupos.
No entanto, conforme mostrado em reportagem do Mais Goiás, a procura desta faixa está abaixo do esperado. Segundo avalia a coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, essa baixa adesão pode ser explicada pela necessidade do laudo para comprovação de comorbidades. “Acreditamos que nesse primeiro momento, as pessoas estão se preparando e buscando os médicos. Muitos acreditavam que bastava apresentar receita de remédios prescritos, mas é preciso do documento”, explica.
[matéria atualizada às 10h08 para correção do número de doses aplicadas]