COVID-19

Com poucas doses disponíveis, Aparecida suspende vacinação em pontos de drive thru

Com isso, as imunizações serão feitas apenas por agendamento via aplicativo nos postos de saúde

Para Antônio Barra Torres, ainda é difícil dizer qual vacina precisará de outra dose (Foto: Enio Medeiros - Prefeitura / Divulgação)

Com poucas doses no estoque, Aparecida de Goiânia suspendeu a vacinação contra a Covid-19 por demanda espontânea (em pontos de drive thru) a partir de quarta-feira (30). Até a manhã desta terça-feira (29), o município possuia 5.470 doses para aplicação. Com isso, as imunizações serão feitas apenas por agendamento via aplicativo nos postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde.

Assim, apenas dois dias depois de iniciada a vacinação em trabalhadores da imprensa, a imunização deste grupo também foi paralisada. A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda nova remessa do Ministério da Saúde para que seja retomada tanta a imunização geral por demanda, tanto a dos jornalistas.

A coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que o funcionamento do drives é preciso de grande quantidade de estoque de vacinas. Para se ter uma ideia, das 15.652 vacinas recebidas na última remessa, 9.485 foram aplicadas em postos de drive-thrus. Ou seja, mais de 60,5% das imunizações na cidade.

Balanço

De acordo com o último levantamento da pasta, até esta segunda-feira (28), o município já havia aplicado mais de 207 mil doses de vacinas, sendo 153.187 como primeira dose, 47.516 como segunda e 6.300 doses únicas. Com isso, 12,73% da população adulta da cidade está totalmente imunizada e 37% receberam ao menos a primeira dose.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demonstram que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa para ser imunizada contra o coronavírus.