Com presença de Moro, SSP aponta queda de crimes violentos em Goiás
De acordo com a SSP, homicídios, latrocínios, roubos de veículos, pessoas e comércios diminuíram no Estado. Dados são os primeiros desde a implantação do programa 'Em Frente, Brasil!'
Com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi apresentado o balanço sobre os números de crimes violentos em Goiás, na tarde desta segunda-feira (23). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), há quedas nos índices criminais. A apresentação foi no Comando de Policiamento da Capital (CPC), no Bairro Ipiranga.
De acordo com a pasta, os homicídios tiveram redução de 18,20% entre janeiro a agosto, se comparado com o mesmo período do ano passado. O latrocínio – roubo seguido por morte – também recuou 32,74%. Assim como crimes letais intencionais, que regrediram 18,61%.
Na sequência, os dados mostram quedas no número de roubos de veículos (57,70%), roubos a transeuntes (65,15%), roubos de cargas (57,24%) e crimes violentos contra o patrimônio no Estado. Segundo a SSP, não foi registrada a modalidade do “Novo Cangaço” nos últimos quatro meses.
“Eu tenho ouvido depoimentos que emocionam. Um senhora chegou em mim e disse: ‘Estou podendo andar na rua com o meu pai!’ As pessoas estão voltando a poder ir na praça, a poder desfrutar com a família. Pessoas estão tendo coragem de sair com o carro na rua. […] Hoje, as nossas polícias trabalham aqui num foco: aqui [Goiás] o bandido não cresce! Ou o bandido muda de profissão ou muda estado”, afirma o governador Ronaldo Caiado.
Mais quedas com a presença de Moro
A SSP ainda destacou que, de janeiro a agosto de 2019, 143 organizações criminosas foram desarticuladas. Quarenta e sete toneladas de drogas foram apreendidas. No período também houve a apreensão de 4,3 mil armas de fogo. O cumprimento de mandados de prisões cresceram 34,80%.
Os dados são dos primeiros a serem divulgados após a implantação do programa “Em Frente, Brasil!” Nele, 100 homens da Força Nacional vieram a Goiânia para ajudar no combate à criminalidade. Apesar disso, não se completou um mês da atuação dos soldados em Goiânia, que foi a única capital a receber a ação e é o piloto do projeto.
A capital, especificamente, registrou queda de 29,93% em casos de homicídio e 78,57% em latrocínios. Nos últimos oito meses os roubos de veículos caíram 68,41%, assim como o roubo ao comércio (53,41%) e a transeuntes (50,54%).
Desde o último dia 30 de agosto – data que a Força Nacional começou a atuar na capital, houve a redução em homicídios (-80%), tentativas de homicídios (-25%). A SSP levou em consideração os dados comparados ao mesmo período do ano passado. Nesse período, não foi registrado nenhum feminicídio e nenhuma lesão corporal seguida de morte.
“Esses dados nos trazem alegria. Já estávamos acompanhando uma queda expressiva, mas ver que as ações efetivas de segurança, maior investimento nessa área e maior dedicação aos envolvidos têm se mostrado efetivo para a proteção da população”, afirma Sérgio Moro.
Apesar de números positivos, o governador Ronaldo Caiado apontou que 140 municípios do estado ainda não têm delegado. “Peço para que olhe com atenção essas áreas. Outra região também é o Entorno de Brasília. Naquela região tem uma forte atuação do narcotráfico e isso gera um comercialização, principalmente em Brasília”, ressalta.