Com tema “Pai Eterno, somos Teus Filhos”, Romaria 2018 começa em 22 de junho
Foi divulgado na noite desta terça-feira (22), o tema da Romaria 2018: “Pai Eterno, somos…
Foi divulgado na noite desta terça-feira (22), o tema da Romaria 2018: “Pai Eterno, somos Teus filhos”. Para este ano, de acordo com o padre Edinisio Pereira, reitor do Santuário Basílica, a festa deverá dar destaque ao trabalho dos leigos (aqueles que não receberam o sacramento da Ordem) na igreja.
“Os leigos vivem a sua fé dentro da comunidade igreja, de tal modo que esta fé se estenda à família, aos locais de trabalho e suas diversas outras atividades”, disse o religioso. “É o leigo que testemunha, participa de todos os Ministérios, que dá ajuda à igreja no anúncio explícito e implícito do trabalho de Deus”, continua ele.
Para este ano, segundo o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, espera-se 2,5 milhões de fiés de todo o mundo. “Temos o convênio pronto para que possamos fazer uma festa planejada e com segurança”, sublinha. De acordo com ele, houve um planejamento com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, OVG, Secretaria de Saúde e Agetop.
A Romaria é considerada uma das maiores festas de devoção à Santíssima Trindade do mundo. Desde 1840, há devoção ao Divino Pai Eterno no município quando um casal encontrou um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.
Apesar de Romaria acontecer nesta época do ano, durante todos os meses, devotos caminham até a cidade de Trindade pela GO-020, apelidada de Rodovia dos Romeiros. “Nós acolhemos a todos. Que vocês façam uma peregrinação movidos pela fé, traçando seus objetivos espirituais para os nove dias de novena e festa ao Pai Eterno”, aconselha Edinisio.
Ponto de descanso
Como acontece desde 1999, a OVG terá uma barraca na metade do trajeto entre Goiânia e Trindade para oferecer assistência aos romeiros. De acordo com a Diretora Geral da organização, Idelma Rodrigues, o local terá mais de 2 mil m² e 120 voluntários por dia, revezando em todos os turnos durante dos dias de romaria.
“Ofereceremos locais para repouso, massagem ou curativos nos pés dos romeiros, que muitas vezes chegam debilitados”, diz Idelma. “Além de um lanche: pão fresco e leite com canela”, completa.
Programação
Em 2018, a festa seguirá com a programação dos anos anteriores, conforme sublinhou o padre Edinisio Pereira. “Com exceção de mais uma missa às 22h, a pedido dos romeiros”, explica.
A agenda começa às 5h com a Alvorada Festiva. Logo depois, às 5h30 há Procissão da Penitência. As novenas acontecerão nos Santuários Basílica e Matriz: no primeiro, às 8h e 14h; no segundo, às 9h e 15h. Ainda na Basílica, haverá uma novena solene às 20h.
“Teremos ainda missas de hora em hora, confissões o dia todo e o sacramento da eucaristia e do batismo”, completa o religioso.