Novo Conceito arquitetônico

Começa a revitalização da Praça do Sol, no setor Oeste

Área receberá novo conceito arquitetônico. Previsão é de que obra seja concluída em 90 dias

A Prefeitura de Goiânia iniciou a revitalização e requalificação da Praça do Sol. Localizada entre as ruas 13, 9 e João de Abreu, no setor Oeste, a Praça do Sol será a primeira em Goiânia a receber um novo conceito arquitetônico. A obra é executa pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), autora do projeto, e a previsão é de que seja concluída em 90 dias.

Cerca de 70 servidores estão no local executando os serviços de remoção das calçadas, bancos, canteiros, gramas e meio fio. Em seguida, serão feitas limpeza e terraplanagem do terreno, para posteriormente serem iniciados os serviços de infraestrutura e paisagismo. Toda grama retirada será reaproveitada na Avenida Liberdade, no Conjunto Riviera. Já o meio fio será reutilizado no Aterro Sanitário da Capital.

De acordo com o prefeito Paulo Garcia, o projeto é moderno, acessível, inovador, sustentável e propõe uma nova concepção arquitetônica e paisagística. Baseado em uma visão fotográfica, a ideia é implantar corredores de concreto simbolizando raios de Sol, com quatro círculos voltados para a Rua 13. Cada círculo contemplará uma atividade diferente, sendo um de 340 m², com concreto na cor vermelha e academia ao ar livre; outro de 285 m², com piso de borracha nas cores azul e verde, com o parque infantil com brinquedos acessíveis para crianças com deficiência; outro círculo de 460 m², que receberá o anfiteatro com duas arquibancadas de alvenaria e piso de concreto na cor amarelo; e o último, de 85 m², com uma estrutura especial para receber animais de estimação, como cachorros e gatos. O pet place será o primeiro construindo em áreas públicas da Capital.

Novo conceito

Tanto nos corredores dos raios como nas demais dependências da praça, o concreto será branco e de alto desempenho. Além de elevada resistência e durabilidade, o concreto aumenta a vida útil da praça. Já os raios terão bordas vermelhas de granito flamingo. No centro da praça será instalada uma escultura “EU AMO GOIÂNIA”, construída em concreto, com uma altura estimada em dois metros. A cor dos letreiros será branca e a do coração vermelha. A escultura também será voltada para a Rua 13.

Segundo o presidente da Companhia, Edilberto Dias, a Praça do Sol será a primeira em Goiânia a receber este tipo de material. Ele ainda acrescentou que novas vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais e idosos serão implantadas.

A Praça do Sol é uma das principais da região e recebe todos os domingos a Feira do Sol, conhecida nacionalmente pela variedade de mercadorias comercializadas. Neste período de obras, a feira será realizada nas Ruas 13 e João de Abreu. A decisão foi acordada entre os feirantes e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). ‘Nossa intenção é valorizar ainda mais o local que movimenta a economia da região. Além disso, a nova Praça do Sol será mais um cartão postal na cidade”, finaliza Dias.