//
O prazo para inscrições de cadastramento e recadastramento para obtenção do Passe Livre Estudantil (PLE) começa nesta segunda-feira, dia 19, e segue aberto até o dia 21 de março.
Podem se inscrever estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, técnico e de pós-graduação, matriculados na Região Metropolitana de Goiânia e que sejam usuários do transporte coletivo.
As inscrições para o PLE são feitas apenas nas unidades do Vapt Vupt. O superintendente da Juventude da Secretaria de Governo de Articulação Institucional, Leonardo Felipe Marques de Sousa, deixa claro que o cadastro do Passe Escolar pode ser feito pela internet, porém o cadastro do PLE será feito apenas presencialmente e somente nas unidades do Vapt Vupt.
Para se cadastrar o estudante precisa apresentar documentos pessoais (RG, CPF e cartão do Passe Escolar) para que possa ser feito o cadastro e emitido o termo de uso. “E o estudante que já é beneficiário deverá comparecer ao Vapt Vupt e assinar o termo de uso da renovação do benefício para o semestre”, reforça o superintendente. Caso esse estudante seja menor de idade (e isso vale tanto para cadastramento quanto para recadastramento), esse estudante deverá comparecer acompanhado dos pais ou responsáveis.
Manutenção e ampliação do benefício
O superintendente garante que agora em 2015 o benefício do Programa PLE será concedido aos estudantes usuários do transporte coletivo em toda a Região Metropolitana de Goiânia, que engloba um total de 18 municípios. De acordo com Leonardo Felipe, o governo determinou à Superintendência a realização de estudos preliminares que avaliarão, por meio de análise orçamentária e financeira, a possibilidade de ampliação desse programa para outras regiões do Estado.
Anápolis, Rio Verde e Catalão deverão ser os próximos municípios beneficiados. De acordo com o superintendente, ainda no primeiro semestre de 2015 esse estudo deverá ser entregue ao governador. A expectativa é que já no início do segundo semestre os estudantes de Anápolis possam ser beneficiados pelo PLE. Há ainda a possibilidade de que esse benefício se estenda até a cidade de Itumbiara e Entorno de Brasília.