Comércio amanhece de portas fechadas em Aparecida
Cenário da covid na cidade é considerado de alto risco
As principais avenidas comerciais de Aparecida de Goiânia amanheceram com as portas fechadas neste sábado (27). O fechamento total ocorre no 1º dia de proibição de funcionamento de todas as lojas consideradas não essenciais, aos finais de semana. A medida foi estabelecida em decreto municipal publicado na última quarta-feira (25).
Imagens registradas por volta das 10h15 mostram um cenário atípico e de adesão dos comerciantes. Diferente do último sábado, as Avenidas Igualdade, Rio Verde e São Paulo estavam com os estabelecimentos comerciais fechados. Antes, as atividades poderiam funcionar aos sábados até às 13h.
Até a última quarta (25), o comércio na cidade funcionava da seguinte forma: divisão em macrozonas e o fechamento do comércio por rodízio. No sábado, este rodízio era suspenso e todos os estabelecimentos tinham autorização para abrir as portas.
Com o novo decreto, isso mudou. Aos sábados, somente poderão funcionar as atividades consideradas essenciais, como supermercados, padarias, postos de combustíveis, farmácias e distribuidoras de gás. O domingo permanece com a mesma regra.
A medida restritiva visa evitar a circulação de pessoas e a consequente transmissão do novo coronavírus em Aparecida.
Matriz de risco
O isolamento social em Aparecida é ditado por uma Matriz de Risco, que tem quatro cenários representados por cores: estável (verde), moderado (amarelo), alto (laranja) e altíssimo (vermelho). Atualmente, a cidade encontra-se no Cenário Laranja. O isolamento social intermitente no município fecha quatro macrozonas por dia da semana entre segunda e sexta-feira e a cidade inteira, sábado e domingo, o dia todo.