Oportunidades

Comércio deve abrir mais de 3 mil vagas temporárias para o fim de ano em Goiânia

Pela estimativa da CDL, o número de contratações deve ser maior que no ano passado, quando o comércio ainda vivia um período de demissões

O número de vagas temporárias abertas para o fim de ano deve chegar a mais de 3 mil em Goiânia. A estimativa é da gerente de Negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiás, Dina Marta Correia Batista, que vê com otimismo as perspectivas para o período e para o próximo ano.

Segundo Dina Marta, o comércio, de forma geral, costuma ser o que mais contrata neste período. No entanto, alguns segmentos específicos devem se destacar. “As lojas que vendem calçados, roupas e eletrodomésticos foram as que mais demitiram nesse processo de crise e, por isso, devem fazer mais contratações”, explica. Atendimento, venda e reposição de estoques devem ser as funções mais visadas.

Pela estimativa da CDL, o número de contratações deve ser maior que no ano passado, quando o comércio ainda vivia um período de demissões. A expectativa é que as contratações cresçam entre 3% e 4% neste ano.

De acordo com Dina Marta, algumas empresas já iniciaram os processos de contratações. “Muitas empresas já recrutaram e estão em fase de capacitação. É uma fase importante, porque existe um tempo de treinamento e as contratantes precisam tornar aptas essas pessoas que vão trabalhar neste período”, ressalta.

Os contratados também devem ficar espertos porque há grandes chances de efetivação após o período de fim de ano. “Antes da crise, cerca de 60% dos contratados temporários ficavam de forma permanente”, explica Dina Marta. “Então é importante que tanto as empresas capacitem bem quanto que os funcionários aproveitem a oportunidade e façam o seu melhor”, complementa.

Conforme a gerente, o crescimento nas contratações é um dos reflexos da fase em que o Brasil se encontra, deixando a crise para trás. “O crescimento nas vendas reverbera em todos os segmentos, como na indústria e no marketing”, diz. “Isso é bom, gera um crescimento harmônico. Então o fim de ano, como um momento de felicidade, festas e confraternização, vai ficar ainda melhor com boas nocíticas”, conclui.