Comissão autoriza 100% das doses contra Covid para vacinação por idade em Goiás
Uma resolução com as mudanças deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (7). Prioridades ainda são mantidas em alguns casos
A Comissão Intergestores Bipartites (CIB) decidiu, em reunião realizada na terça-feira (6), que 100% das doses contra Covid-19 sejam usadas na vacinação por critério de idade, em Goiás. Atuamente, a imunização coletiva é feita por idade decrescente, mas com reservas de 10% para grupos prioritários e com comorbidade. Uma resolução para regularizar a alteração deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (7).
Em entrevista nesta manhã, o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que a decisão visa dar maior celeridade à vacinação em Goiás. Além disso, as pessoas de grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades, já foram todas vacinadas.
No entanto, ainda haverá prioridade para idosos e profissionais de saúde. “Se um profissional de saúde de 23 anos for contratado para trabalhar em uma unidade de saúde e o município dele não chegou nesta idade, deve ser vacinado”, explicou o secretário.
Em Goiânia, por exemplo, a vacinação por idade alcança a faixa a partir de 44 anos. Enquanto em Aparecida de Goiânia já vacina pessoas a partir dos 40 anos.