ELEIÇÕES 2024

Goiânia recebe força-tarefa de limpeza durante fim de semana das eleições

Quantidade de resíduos recolhidos teve uma queda de 40% em 2022

A atividade teve início na madrugada deste sábado (5/10) (Foto: Comurg)

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza neste fim de semana uma força-tarefa para garantir a limpeza nas ruas próximas dos principais colégios eleitorais da capital. Ao todo, cerca de 355 pontos serão atendidos com serviços de varrição, realizados em turnos ao longo de todo o período de votação.

Entre os locais que devem receber uma atenção especial estão o Colégio Marista, na Avenida 85, e o Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, na Vila Abajá, além de diversas outras escolas que vão funcionar como zonas eleitorais.

Pela primeira vez, Goiânia ultrapassa a marca de 1 milhão de eleitores, com 1.030.274 pessoas aptas a votar. Por conta disso, duas equipes trabalham em dois turnos (das 7h às 11h e das 12h às 16h) para garantir a limpeza da cidade.

A atividade começou na madrugada deste sábado (5/10) e segue até este domingo (6/10), dia da votação. A expectativa é que a limpeza completa dos materiais de campanha se estenda até a segunda-feira (7/10).

Internet ajudou na diminuição do lixo

Os servidores da Comurg ficarão responsáveis pela coleta de materiais de propaganda espalhados nas ruas, como santinhos, folhetos, revistas e bandeiras. Esses itens, muitas vezes descartados de forma irregular, representam um crime ambiental e geram diversos prejuízos à população, como o risco de entupimento de bueiros e o acúmulo de resíduos que podem deixar as ruas escorregadias, aumentando o risco de acidentes.

Um levantamento realizado pela própria Comurg aponta que, com o avanço do uso das ferramentas digitais, como a internet e as redes sociais, o uso de materiais impressos diminuiu. Consequentemente, a quantidade de resíduos recolhidos também teve uma queda de 40% em 2022 se comparado às eleições anteriores.