BAIXA UMIDADE

Confira dicas de cuidados com animais para amenizar o efeito do tempo seco em Goiás

Segundo especialsitas, o período seco acomete os animais de forma mais exacerbada, já que dependem do cuidado do ser humano

BAIXA UMIDADE DO AR: Confira dicas de cuidados com animais para amenizar o efeito do tempo seco em Goiás. (Foto: reprodução/Quatree)

A baixa umidade do ar em Goiás afeta não só a saúde dos humanos, mas também de animais, como cães, gatos, pássaros, cavalos, gado e outros. Nas últimas semanas, o estado tem registrado altas temperaturas e umidade relativa do ar com índices abaixo de 20%, quando o ideal é acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Mais Goiás conversou com especialistas e separou uma lista com dicas de como amenizar os efeitos deste período nos animais.

De acordo com o veterinário Alexandre Rodrigues, o tempo seco pode originar aos animais quadros semelhantes aos causados em humanos, como ressecamento de mucosas nasais, surgimento de problemas respiratórios, como bronquite, asma, rinite, além de dermatopatias (doenças de pele).

A médica veterinária Luana Borboleta coaduna com o profissional e acrescenta que o período extremamente seco acomete os animais de forma mais exacerbada, já que dependem do cuidado do ser humano. “Além disso, os animais têm dificuldade de equilíbrio com a temperatura do ambiente, pois eles transpiram menos, o que dificulta bastante e aumenta o impacto do tempo seco”, afirmou.

Luana ressalta que ambientes com ar condicionado não são suficientes para diminuir o impacto do tempo seco nos pets. “Faço um apelo aos tutores. O ar condicionado apenas resfria o local, ele não umidifica. Então é necessário também a inserção de um umidificador”, disse.

Confira dicas de cuidados com animais para amenizar o efeito do tempo seco em Goiás

À reportagem, os veterinários listaram uma série de cuidados necessários para enfrentar o período seco sem grandes impactos à saúde dos animais. Confira as dicas:

1- manter bebedouros sempre com água fresca;
2- manter mais de uma fonte de água no ambiente onde os animais vivem;
3- se possível, umedeça o ambiente com toalhas molhadas perto de onde os animais descansam, além de deixar o piso fresco;
4- utilize umidificadores de ar, caso seja possível;
5- atualize as vacinas que protegem contra doenças respiratórias. No primeiro sinal de desconforto ou algum tipo de problema, procure um veterinário;
6- fique atento à alimentação dos animais, já que tendem a comer menos neste período devido de sequidão;
7- para cães e gatos, a dica é dar frutas como melancia, que é rica em água. Fornecer alimentos úmidos principalmente para gatos, que consomem pouca água;
8- caso o animal seja criado dentro de casa, manter portas e janelas abertas para deixar o ambiente ventilado;
9- para cavalos e gado, mantenha o local de sombreamento e água à disposição;
10- para aves, deixe espécies de banheiras nas gaiolas para se refrescarem;
11- evite sair com o animal nas horas em que as temperaturas estão altas e a umidade baixa, entre 10h e 16h.