Confira horários de abertura e fechamento de comércio em Goiânia
O decreto municipal assinado na manhã de segunda-feira (14) pelo prefeito Iris Rezende (MDB) liberou…
O decreto municipal assinado na manhã de segunda-feira (14) pelo prefeito Iris Rezende (MDB) liberou a abertura de boa parte da atividade produtiva em Goiânia. Entretanto, estabeleceu horários para funcionamento de grande parte das atividades na tentativa de diminuir as aglomerações sobretudo nos terminais e ônibus do transporte coletivo da capital. Confira abaixo.
A abertura foi estabelecida por horários, que vão das 6h às 12 h, de acordo com cada ramo de atividade. Alguns deles, como padarias, escritórios e supermercados não têm horário para fechamento. Outros, como comércios de produtos agropecuários têm permissão para funcionamento das 7h30 até as 17h30; e o comércio varejista em geral, incluindo a Rua 44, pode funcionar das 9h às 17h.
Os shoppings centers têm o horário mais restrito, com determinação para abertura às 12h e fechamento às 20h. Já os bares, restaurantes e pit-dogs podem abrir “no horário normal”, segundo o decreto, mas precisam fechar às 0h.
Fechamento
O decreto do dia 13 de julho liberou boa parte da atividade produtiva da capital, mas ainda manteve restrição para outras que podem gerar aglomeração e risco alto de contaminação. Entre elas estão as áreas comuns dos condomínios, clubes e parques aquáticos, cinemas, teatros, casas de espetáculo, boates, salões de festa, etc.
Isolamento 14 x 14
A determinação de Iris não revogou o decreto anterior que instituiu o isolamento 14 x 14, mas estabeleceu em seu segundo parágrafo que, após os 14 dias de abertura, será mantido o funcionamento das atividades produtivas na cidade após o término do período.
A princípio, após a abertura haveria outro fechamento, que não deve acontecer. Mas essa possibilidade ficou em aberto; se a análise dos indicadores epidemiológicos e de capacidade de leitos “aponte para a impossibilidade de manutenção do funcionamento” tudo pode ser fechado novamente.