Confira o cronograma de vacinação de idosos definido pelo governo de Goiás
Após concluir a imunização nos 8,7 mil moradores das 209 instituições de longa permanência para…
Após concluir a imunização nos 8,7 mil moradores das 209 instituições de longa permanência para idosos (Ilpis) que existem no Estado, a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) definiu o cronograma de vacinação de todos os demais idosos. Segundo a pasta, aqueles com 60 anos ou mais, acamados, começarão a receber a imunização contra a covid-19 no dia 15 de fevereiro.
Logo depois, serão imunizados aqueles com 90 anos ou mais, depois 89 a 85 anos, 84 a 80 anos, até chegar aos de 60 anos, o que concluirá a etapa de imunização. Conforme a SES-GO, por meio da Nota Informativa nº 4/2021, em um momento inicial, onde não existe ampla disponibilidade da vacina, “o objetivo principal da vacinação passa a ser focado na redução da morbidade e mortalidade pela covid-19, de forma que existe a necessidade de se estabelecer grupos prioritários para a vacinação”.
O documento especifica, ainda, que a SES-GO seguirá o cronograma de vacinação “contemplando gradativamente por ordem de idade a vacinação dos idosos”. “Recomenda-se que o município avalie sua realidade local quanto a disponibilidade de doses da vacina contra covid-19 bem como, o público dos grupos prioritários já vacinados e a possibilidade de iniciar a vacinação imediata dos idosos com 60 anos e mais acamados e idosos com 90 anos e mais com as doses que já tem em estoque no município”, diz.
A pasta sugere, também, que seja utilizado o sistema drive thru para a vacinação. Além disso, segundo o documento, assim como com todas as vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, “recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”.
Veja a baixo como ficou o cronograma: