Abre e Fecha

Confira o que abre e fecha no feriado da Padroeira de Goiânia

Na capital, fiéis celebram missa em louvor à Nossa Senhora Auxiliadora. Bancos e correios estarão fechados, mas os shoppings continuarão funcionando normalmente

Nesta quinta-feira (24) é feriado na capital, por conta das comemorações à Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Goiânia. Além da capital, as cidades de Iporá, Leopoldo de Bulhões e Senador Canedo também registram o dia como feriado municipal em seus calendários oficiais.

De acordo com o coordenador do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), professor Antônio César Caldas Pinheiro, no dia 24 de maio de 1935 foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz de Goiânia, a primeira igreja católica da capital, hoje Catedral Metropolitana de Goiânia. “A igreja teve como santo principal Nossa Senhora Auxiliadora à escolha da primeira-dama da época, Dona Gercina Borges, mulher de Pedro Ludovico Teixeira, idealizador da cidade”, explicou o professor.

Entretanto, era necessário apoio político para que Nossa Senhora Auxiliadora se tornasse a protetora dos católicos goianienses. Sendo assim, os vereadores da época criaram uma lei, dando o título de Padroeira de Goiânia à Maria Auxiliadora, inclusive, declarando o dia 24 de maio como sendo feriado municipal. A missa em louvor à padroeira será celebrada pelo arcebispo Dom Washington Cruz, nesta quinta-feira, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia, no Setor Central.

Na capital, bancos e correios estarão fechados, mas os shoppings continuarão funcionando normalmente durante o feriado. Confira:

Correios

Na quinta-feira (24), não haverá expediente em suas agências instaladas na capital. Em todos os outros municípios as unidades atenderão normalmente. As agências de Goiânia retomam o atendimento normal na sexta-feira (25).

Bancos

De acordo com a Associação de Bancos (Asban), as agências bancárias localizadas em Goiânia estarão fechadas nesta quinta-feira (24). Canais alternativos de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking, poderão ser utilizados normalmente.

Lojas de rua

O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) informou que as lojas de rua e de shopping podem funcionar normalmente nesta quinta-feira (24). No entanto, é necessário que os lojistas peçam uma autorização expedida pelo sindicato, para evitar a cobrança de multas.

Estação da Moda

A Estação da Moda (antiga Estação Goiânia) funcionará normalmente, das 9 às 19 horas, nesta quinta-feira (24). A praça de alimentação também segue horário regular e estará aberta das 10 às 22 horas.

Aparecida Shopping

Funcionamento normal. As lojas e praça de alimentação e lazer estarão abertas das 10 às 22 horas.

Araguaia Shopping 

As lojas estarão abertas das 8h30 às 20h30. Alimentação e lazer funcionarão das 10 às 22h30.

Buriti Shopping

Funcionamento normal. As lojas e praça de alimentação e lazer estarão abertas das 10 às 22 horas.

Flamboyant Shopping

As áreas de alimentação e lazer estarão abertas das 10h às 22h30 e as lojas das 10h às 22h.

Goiânia Shopping

As lojas funcionarão das 14 às 20 horas. Alimentação e Lazer das 10 às 22h30.

Passeio das Águas

Lojas e quiosques funcionarão das 10 às 22 horas. Alimentação e Lazer das 10 às 22h30 e restaurantes externos das 12 às 23 horas.

Shopping Cerrado

Lojas, praça de alimentação e lazer abertas das 10 às 22 horas.

Vapt Vupt

As unidades do Vapt Vupt da Capital terão horário especial de atendimento nesta quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), o atendimento em todas as unidades voltará ao normal. As Unidades Fixas e Padrão da Capital que funcionam 12 horas diárias, de segunda a sexta-feira, atenderão em regime de escala, em meio período, com os seguintes horários:

Unidades da Capital:

– Das 7h às 12h

Unidades Fixas: Central do Servidor, Campinas, Mangalô, Praça da Bíblia, Shoppings   Araguaia e Lozandes;

Unidades Padrão: DETRAN, IPASGO, SEFAZ, Gespre, Goiasprev, Juceg-Vapt Vupt Empresairal, Secima-Vapt Vupt Ambiental e Procon;

– Das 7h às 13h

Unidades Padrão: SCTI – TELEATENDIMENTO;

– Das 8h às 13h

Unidades fixas:  Shoppings Buena Vista, Cidade Jardim, Passeio das Águas, Portal e Cerrado;

A unidade do Vapt Vupt da Assembleia Legislativa não funcionará no referido feriado. Já as da Região Metropolitana e do interior do Estado estarão funcionando normalmente, com exceção do Vapt Vupt de Iporá, cuja Padroeira do município também é Nossa Senhora Auxiliadora. A unidade voltará às suas atividades normalmente na sexta-feira (25).

Saúde

O atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia para casos de urgência e emergência serão realizados nas unidades de saúde da capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco, onde as situações mais graves são priorizadas.

O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, estará aberto das 8 às 17 horas e oferecerá as vacinas de rotina e da gripe (H1N1) para as pessoas dos grupos de risco. O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. Conforme a gravidade do caso, o médico regulador envia uma ambulância para o local. Se for um caso de menor gravidade, no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas por telefone.

* Unidades de saúde 24 horas:

– Cais Amendoeiras
– Cais Bairro Goiá
– Cais Campinas
– Cais Cândida de Morais
– Cais Chácara do Governador
– Cais Deputador João Natal (Vila Nova)
– Cais Finsocial
– Cais Guanabara III
– Cais Novo Mundo
– Ciams Novo Horizonte
– Ciams Urias Magalhães
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia – Crof
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste

* Funcionamento das 8 às 17 horas

– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Comurg

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.

Transporte coletivo

No período do feriado, ônibus vão circular com planilhas especiais na região metropolitana de Goiânia. A equipe de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) vai monitorar o serviço do transporte coletivo durante o feriado.

Para atender à população neste período, a CMTC determinou que o serviço seja reforçado com viagens extras, que devem ser colocadas em circulação caso haja necessidade. A população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e WhatsApp 9943-1620 e também na sede da companhia, na 1ª Avenida, no Setor Leste Universitário.

Lazer

Quem ficar em Goiânia nesse feriado vai poder curtir a programação do Zoológico, que estará aberto das 8 às 17 horas, a entrada é R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Crianças de até 12 anos pagam valor de meia e até os três anos entram de graça.