Confira o que abre e fecha no jogo do Brasil nesta sexta (9), em Goiânia
Serviços essenciais são mantidos durante horário de expediente excepcional
A Prefeitura de Goiânia atua, nesta sexta-feira (9), em horário de expediente excepcional por conta do jogo da Seleção Brasileira, conforme estipulado no decreto nº 4.505, de 11 de novembro de 2022. O documento prevê a suspensão de expediente, exceto aos órgãos que exigem plantão permanente durante a Copa do Mundo.
O jogo da Seleção Brasileira, que está previsto para ser iniciado às 12h, não altera o atendimento dos serviços de vacinação e testagem ampliada. Os serviços de limpeza e manutenção urbana da capital são realizados normalmente, apenas com a capacidade de servidores reduzida.
Veja como será o funcionamento dos órgãos da administração municipal:
Atende Fácil
Os pontos de atendimento do Atende Fácil não funcionarão nesta sexta-feira (9). O serviço retorna no sábado (10), das 7h às 12h.
Saúde
A vacinação, bem como a testagem ampliada, acontecem normalmente, nesta sexta-feira (9). Para aplicação das doses de rotina, a população pode se deslocar ao Ciams Urias Magalhães (Rua Guajajaras, quadra 28A, Setor Urias Magalhães), das 08h às 17h, e Centro Municipal de Vacinação (Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, s/n, Setor Pedro Ludovico Teixeira), das 08h às 17h. Os horários e locais de testagem podem ser conferidos no página do ImunizaGyn.
O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão, e poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de Saúde mais próxima.
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 14 unidades que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco; ou seja, com prioridade às situações mais graves.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.
Comurg
Mesmo com capacidade reduzida, os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros seguem pela capital.
Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8500/3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.
Guarda Civil Metropolitana
Funcionamento normal. Em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM, pelo telefone 153.
Fiscalização Ambiental
O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.
Assistência Social
Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389.
A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.
Atendimento às mulheres vítimas de violência
O horário de funcionamento, determinado para esta sexta-feira (9), não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.
O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.
Parque Zoológico, Mutirama e Clube do Povo
Não haverá funcionamento dos espaços nesta sexta-feira (9).
Transporte coletivo
A programação operacional, para esta sexta-feira (9), será de planilha útil, e terá acompanhamento de demanda. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) orienta os passageiros que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.